Nos textos antigos de Zoroastro, há uma história de um evento catastrófico que devastou a Terra, uma era glacial repentina e breve, chamada de “os dias de Malkush”, que durou cerca de três anos. Antes que esse desastre ocorresse, uma divindade, Ahura Mazda, ofereceu um meio de salvação: construir cidades subterrâneas para se protegerem da geada. Poderia haver alguma verdade nessa história, que parece ter saído diretamente de um romance de ficção científica?
O que você vê na foto é Derinkuyu, uma misteriosa cidade subterrânea localizada na região da Capadócia, na Turquia. Segundo arqueólogos, o centro desta cidade já existia há 2.800 anos, pelo menos 8 séculos antes de Cristo. Estamos falando de uma cidade inteira, escavada a uma profundidade de 85 metros, capaz de abrigar até 20.000 pessoas. Mas é provável que as cavernas naturais também sejam anteriores a essa data.
Derinkuyu não é uma caverna simples: é uma estrutura complexa, com 18 níveis subterrâneos, incluindo poços, capelas, estábulos, escolas e até mesmo áreas dedicadas à produção de vinho e óleo. Algumas partes da cidade mostram vestígios de reutilização em tempos medievais, com a adição de estruturas religiosas cristãs, mas o núcleo original remonta a uma era muito mais antiga.
A cidade foi “redescoberta” apenas em 1963, quando um homem, durante reformas em sua casa, acidentalmente encontrou um túnel que levava a esse mundo subterrâneo. Desde então, Derinkuyu se tornou um dos exemplos mais fascinantes da engenhosidade humana antiga.
Derinkuyu não é um caso isolado. À medida que a tecnologia moderna nos permite explorar o mundo subterrâneo, estamos descobrindo que cidades subterrâneas e redes de túneis são um fenômeno disseminado em todo o mundo.
Egito: Abaixo do Planalto de Gizé, há um vasto sistema subterrâneo de cavernas, túneis artificiais e rios. Alguns pesquisadores, como o Dr. Selim Hassan, documentaram passagens que se estendem por quilômetros, sugerindo que os antigos egípcios (ou talvez uma civilização anterior) conheciam técnicas avançadas de escavação.
Abaixo do complexo piramidal maia de Tikal, 800 quilômetros de túneis foram mapeados, muitos dos quais ainda inexplorados.
Em 1992, 24 cavernas artificiais foram descobertas na província de Zhejiang, escavadas com incrível precisão. Estima-se que 36.000 metros cúbicos de pedra foram removidos para construí-las.
Milhares de túneis da Idade da Pedra, chamados “Erdstall”, se estendem pelo continente, deixando os arqueólogos perplexos quanto ao seu propósito original.
Hoje sabemos que há cerca de 12.000 anos, a Terra foi atingida por uma era glacial repentina e intensa, chamada de Younger Dryas. Este evento, que durou cerca de 1.300 anos, causou uma queda drástica na temperatura e perturbou os ecossistemas globais. É possível que os “dias de Malkush” narrados por Zoroastro sejam uma memória distorcida deste cataclismo? E se sim, cidades subterrâneas como Derinkuyu foram construídas para se protegerem da geada?
Mas há mais: do que, ou de quem, os antigos estavam se protegendo quando escavaram essas cidades? Como pessoas que, teoricamente, não conheciam o ferro ou a roda, poderiam criar obras tão complexas? Mesmo com a tecnologia do século XXI, construir uma cidade como Derinkuyu levaria décadas de trabalho.
O que nosso passado está escondendo de nós?
É possível que civilizações avançadas, agora esquecidas, tenham deixado rastros de sua passagem sob nossos pés?
A historia ... os registros do passado, o que se perdeu, o que se passou a diante... o movimento continua e temos misterios por todos os caminhos...
Ser curioso, buscar fatos que possam comprovar as teorias ... temos que ter o passado presente pois é sempre um aprendizado.
Vamos evoluir mais hoje...
Gratidão
Nenhum comentário:
Postar um comentário