domingo, 10 de julho de 2022

Os Sonhos

O que é um sonho? 

Os sonhos são importantes? 

Num primeiro momento, a pessoa que não está familiarizada com o simbolismo dos sonhos deve tomar notas de todos os fragmentos aparentemente sem importância do sonho de que se recorda. As enganosamente tolas excentricidades retratadas em alguns sonhos parecem pouco mais do que devaneios de uma mente desocupada. Alguns eventos mais bizarros e assustadores fazem com que o sonhador não deseje ter maisnenhum sonho. Em ambos os casos, porém, é provável que o indivíduo dê pouca importância a esses estranhos vislumbres do desconhecido mundo dos sonhos.

Não obstante, a pesquisa moderna continua a explorar o mundo dos sonhos com intensidade. Serão os sonhos fenômenos importantes, que nos contam coisas que podem nos dar certas vantagens, ou são simplesmente “filmes noturnos”, para entreter a mente consciente enquanto a consciência descansa? 

De acordo com os dados coletados nas pesquisas, temos em média sete períodos de sonho, cada um com uma duração de até 45 minutos, toda noite, durante toda a vida. Os cientistas também descobriram que o sonho é vital para o bem-estar.

Sujeitos de experimentos de laboratório que tiveram seus sonhos interrompidos durante períodos prolongados revelaram estresse emocional. Entretanto, os cientistas focaram as pesquisas no fenômeno e não procuraram investigar a fonte. Isso funcionou às avessas. 

A Fonte

Para entender o sonho, você precisa compreender onde ele se origina e por quê. Obviamente, ele não é um produto da mente consciente, pois ocorre durante o sono, quando a mente consciente está em repouso. A mente subconsciente é passiva e não é capaz de desenvolver um pensamento lógico, por isso não pode ser a criadora de um sonho altamente complexo e evasivo. O subconsciente só pode expor o que foi antes introjetado. Portanto, onde isso nos leva? O sonho é um fenômeno complexo, criativo e bem orquestrado. A única fonte possível, aparentemente, é o que Jung designou “inconsciente”, o “mente espiritual superior”. Agora conhecemos essa parte da nossa mente, ou da consciência, como supraconsciência.

Os sonhos são importantes? O simples fato de ocorrerem já lhes dá certa importância. Nenhuma faceta da nossa existência existe à toa.

Entretanto, quando começamos a investigar a fonte dos nossos sonhos, grande importância deles começa a ficar cada vez mais clara. Para muitas pessoas, o sonho é apenas um meio pelo qual a mente superior pode atingir a consciência. Portanto, toda noite ela fica ocupada, tentando compreender suas mensagens. Seu Eu Superior investe muito tempo e esforço tentando elaborar e transmitir os sonhos;o mínimo que você pode fazer é procurar entender qual é a mensagem que transmitem.

A Interpretação e a Simbologia dos Sonhos.

É bem provável que você já tenha passado muitas horas tentando, sem sucesso, decifrar os enigmas aparentemente sem sentido que se apresentam nos seus sonhos. Fica confuso quando percebe que um sonho em que você estava no enterro da sua tia se revela nem um pouco premonitório, visto que sua tia ainda está muito feliz e saudável dez anos depois. Fica bastante perplexo ao ter interações íntimas, nos sonhos, com pessoas de quem normalmente você não chegaria nem perto. Sente-se maravilhado ao sonhar que está fazendo coisas que seriam fisicamente impossíveis no dia a dia. Você acaba se sentindo totalmente frustrado quando tenta dar algum sentido às estranhas atividades que pratica em seus sonhos indefiníveis. Não obstante, sente que em algum lugar deve haver uma resposta. 

Mas onde? 

Qual seria a chave?

Por ser um elemento da consciência universal, sua supraconsciência conhece muito bem o simbolismo universal. Como a mente supraconsciente tende a se comunicar numa linguagem própria, pode-se esperar que os seus sonhos contenham alguma coisa dessalinguagem de símbolos universais. Mas, embora tenha a sua própria linguagem, a mente supraconsciente sabe que você responderá melhor aos símbolos com os quais a sua mente consciente está mais familiarizada. Por isso, ela usará termos e símbolos da sua vida diária.

Muitas vezes, usará o simbolismo de acontecimentos recentes, queainda estão frescos na sua memória. Essas impressões da sua vida física e pessoal são chamadas de simbolismo pessoal.

O simbolismo universal inclui todas aquelas coisas que, através dos tempos, continuam sendo verdadeiras para toda a humanidade.

Incluem-se aí as cores, os números, as formas e a identidade sexual (masculino e feminino). Esses símbolos vêm da supraconsciência e, por essa razão, são eternos.Um exemplo característico são os meios de transporte–o símbolo universal do progresso espiritual. À medida que a tecnologia avançava no plano material, a aplicação da simbologia também acompanhava os seus passos. Por isso, esse símbolo pode tomar a forma de um dos meios de transporte modernos, como foguetes, aviões, navios, trens ou automóveis, ou pode ser representado por um daqueles modos de transporte eternos, como montar no lombo de um animal ou caminhar.

Seria impossível fazer uma lista de todos os símbolos universais neste livro, mas apresentarei uma amostra na seção dos símbolos universais.

Nenhum comentário: