segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Eclipse a lenda japonesa


No começo do mundo após retornar do submundo Izanagi se lavou em um rio e deu origem a três grandes deuses, e um deles se chama Tsukuytomi (Ou sendo formal Tsukuyomi – no – Mikoto), é o famoso deus da lua na mitologia japonesa e tem uma lenda bem peculiar deste deus que nos explica o porquê o dia e a noite são separados.

Ao contrário de Susanoo, Tsukuyomi era muito próximo de Amaterasu (deusa do sol), muitos suspeitavam que houvesse um amor entre os dois, pois eles não se separavam, certo dia Ukemochi (deusa dos alimentos) convidou Amaterasu para um grande banquete, porém a deusa não poderia comparecer e pediu a seu amado irmão que a representasse neste almoço especial, Tsukuyomi aceitou e foi ao encontro de Ukemochi. Ao chegar à casa da deusa dos alimentos o mesmo se deparou com uma mesa farta de comida de todos os tipos, neste dia o deus da lua comeu muito bem, nunca havia comido um banquete tão maravilhoso do que aquele que Ukemochi estava servindo.

Certo momento Tsukuyomi reparou como a deusa preparava os alimentos, ela não os cozinhava no fogo, nem no fogão ou micro-ondas (como se existisse isso) ela os produzia de seu próprio corpo, vomitava arroz e carne, ou tirava alguma fruta de seu nariz ou de outras partes totalmente desagradáveis. Ao ver aquilo Tsukuyomi sentiu um nojo enorme da comida que estava comendo e com grande irá atacou Ukemochi e a matou da forma mais brutal possível e espalhou seus restos pela terra. Dizem que os lugares que receberam as partes da deusa começaram a brotar alimentos em abundância.

Quando Amaterasu soube do ocorrido ficou furiosa com seu irmão e se recusou a vê-lo novamente, o expulsou de perto dela e mandou ele para o outro lado da terra. Por isso meus amigos, Lua e Sol nunca se encontram, dia e noite são separados, pois Amaterasu (deusa do Sol) e Tsukuyomi (deus da Lua) estão brigados eternamente.

https://radiojhero.com/legends-of-kurama/2017/05/a-lenda-de-tsukuyomi-o-deus-da-lua-e-a-separacao-do-dia-e-da-noite/


Nenhum comentário: