segunda-feira, 25 de junho de 2007

Protesto

O alerta vem sendo dado com insistência, em todo o mundo: o futuro do planeta terra é sombrio. Espécies vão desaparecer, o nível dos oceanos vai subir, a temperatura vai se elevar. E no Brasil? O que vai acontecer por aqui? Pela primeira vez, um estudo científico revela o que deve acontecer no Brasil por causa do aquecimento global. "Se as geleiras estão derretendo, é porque alguma coisa está acontecendo. O planeta está esquentando", diz a professora Ethel Galliza. 
"Olha aí como é que está! Uma hora está quente, uma hora esfria, daqui a pouco está um calor fora do normal. No meu tempo, não era assim", afirma a dona-de-casa Vera Lúcia da Conceição. A Terra está, sim, mais quente. E não é de hoje. Veja o que aconteceu com o nosso planeta desde 1860. A linha da temperatura média começou a subir no início do século passado. E não parou mais. As barras vermelhas mostram os anos que foram mais quentes do que a média histórica. Desde 1980, o que se vê é uma tendência de aumento do calor. Projeções científicas dizem que a temperatura média da Terra vai subir quase seis graus até o fim deste século: de 15ºC para 20,8ºC. O clima no Brasil também está mudando. E a temperatura deve aumentar ainda mais, o que pode ter impacto na vida de cada um de nós. São conclusões de um projeto que está sendo feito em Cachoeira Paulista, no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Pela primeira vez, as mudanças climáticas no país são analisadas em detalhe, região por região, e se fazem projeções para um futuro não muito distante. Os pesquisadores já sabem onde a temperatura vai subir mais: na Amazônia. Se o mundo não for capaz de controlar a emissão de gases poluentes, a floresta começa a desaparecer em poucas décadas. "A partir do ano 2040, 2050, a Amazônia entra em uma fase de colapso. E passaria a ser outro tipo de vegetação, uma vegetação tipo savana ou cerrado", prevê o pesquisador José Antônio Marengo. A temperatura média na Amazônia pode subir 8 graus até o ano de 2100. No Pantanal, a elevação seria de 6,5 graus. E no Nordeste, 4,5 graus. Um mapa mostra a região nordestina que seria mais castigada: o semi-árido. E já se fala nos impactos sociais que seriam provocados pela mudança do clima. 
"Pode gerar um problema gravíssimo, que é o de refugiados ambientais", afirma Marengo. Milhares de famílias seriam obrigadas a deixar o sertão e buscariam emprego nas grandes cidades. Nesse cenário, a temperatura média no Brasil, que já é alta, passaria de 25ºC para 29ºC, em 2100. Os grandes vilões do aquecimento ainda são os americanos, mas a China está chegando perto. Representantes de quase 200 nações estão reunidos em Nairobi, na África. Eles discutem medidas para controlar a emissão de gases que aumentam o efeito estufa, o aquecimento da Terra. Nesta segunda-feira, o governo brasileiro vai propor a criação de um Fundo Internacional de Combate à Poluição. Cerca de 75% do volume de gases poluentes emitidos pelo Brasil vêm do desmatamento e das queimadas. Pela proposta do Ministério do Meio Ambiente, os países tropicais receberiam dinheiro para reduzir a emissão de gases na atmosfera. "Um país só pode receber recurso se ele já reduziu a emissão, então não é um cheque em branco. O valor que um país deve receber é em função do quanto ele evitou de emissão de gases de efeito estufa", esclarece João Paulo Capobianco, secretário do Ministério do Meio Ambiente. Cada brasileiro produz, por ano, cerca de uma tonelada e meia de gases que chegam à atmosfera, aumentam o calor e ameaçam o bem-estar no planeta. 
"Pegou o carro para ir para o trabalho, primeiro, pense duas vezes. Prefira utilizar o sistema de transporte urbano", recomenda Leonardo Lacerda, ambientalista da WWF/Brasil. "O lixo é uma coisa que eu tenho me preocupado em separar. Hoje em dia eu me preocupo com a reciclagem do lixo", diz a bióloga Solange Fernandes. "Sabe da história do beija-flor, que botava uma gotinha de água no incêndio? Então, se todo mundo fizesse um pouquinho, melhoraria o globo, você não acha?", sugere a dona-de-casa Sofia Rebelo.

Nenhum comentário: