quinta-feira, 30 de maio de 2019

RISOTERAPIA

Ja conhecia os benefícios das risadas e eu sou do tipo q da gargalhadas altas, tem crise de riso.... mas nunca imaginei que eram tantos ... adorei esse texto muito exclarecedor

A risoterapia na história
Os seres humanos riem desde que viviam em cavernas e estavam aprendendo como fazer fogo. No entanto, a ideia de que o riso serve para curar e influi no corpo começou muito depois.

Por exemplo, na China, aqueles que seguiam a filosofia Tao ensinavam que um sorriso assegurava a felicidade, a saúde e a longevidade e, por isso, recomendavam rir várias vezes ao dia.
Na Idade Média, os bobos da corte não apenas eram usados para entreter o rei: nas cortes, acreditava-se que eram necessários para fazer uma boa digestão.
Desde o século 16, vários filósofos, médicos e psicólogos, como Immanuel Kant e Sigmund Freud, indicaram que o riso era um fenômeno psicossomático que liberava a energia negativa de nosso organismo e, por fim, servia para viver melhor.

Quando rimos a gargalhadas, movimentamos entre 100 e 400 músculos. O riso é bom para a saúde emocional e física e é o motor fundamental para muitas pessoas que desejam sair de uma fase ruim.


Ter bom humor aumenta as defesas e nos permite fazer frente aos problemas. O riso é uma das principais barreiras contra o estresse, o nervosismo e as doenças.

Se rimos, experimentamos felicidade e vemos as coisas de outra maneira.

Seus benefícios
Esse processo terapêutico de crescimento emprega o riso (entre outras técnicas) para ajudar a nos sentirmos plenos, felizes e satisfeitos. Com apenas 20 segundos de gargalhadas, o corpo trabalha da mesma forma como se fizesse três minutos de exercício aeróbico.

Através de diferentes simulações ou atividades, a risoterapia libera as tensões, tanto físicas quanto emocionais.
Pratica-se em grupos e são seguidas as indicações de monitores especializados.
Através de brincadeiras, danças, expressão corporal e até de massagens, a ideia é que todos os participantes percam suas inibições e riam até não poder mais.
Amigos rindo e se divertindo
Também se trabalha para relaxar os músculos, eliminar tensões e favorecer o riso natural e espontâneo.

As piadas sem ofensas ou as “palhaçadas” que se fazem durante uma sessão ajudam muitos adultos a adotarem o riso como uma forma de vida e, sobretudo, de expressão.

Alguns exercícios feitos em grupo podem incluir, por exemplo:

Inflar um balão para que, com cada sopro, as coisas negativas sejam liberadas.
Dançar arrastando o balão atado aos sapatos.
Praticar os diferentes tons de riso (do mais leve ao mais forte).
Fazer cócegas no companheiro.
Ouvir a risada de uma criança

Em: https://melhorcomsaude.com.br/risoterapia-quando-rir-cura/

Nenhum comentário: