sábado, 15 de fevereiro de 2020

Manjericão LENDA

Tulasi é uma gopi (Vṛndā-devī). Ela foi amaldiçoada por Radha, pois a mesma a encontrou entrelaçada com Govinda, e determinou que ela tivesse um nascimento humano. Seus pais, o rei Dharmadhvaja e Madhavi, ficaram felizes com seu nascimento, já que ela é uma encarnação parcial de Lakshimi.

Assim que ela nasceu vai imediatamente para os Himalaias para praticar austeridades durante milhares de anos para obter Narayana (expansão plenária) como seu esposo, por ordem de Govinda.

Sudama (que é uma parte integrante de Krishna e Seu amigo) também foi amaldiçoado por Radha e está na Terra no meio de uma família de demônios sendo chamado de Sankachuda, e quer se casar com Tulasi. Radha o amaldiçoou porque quando ela repreendeu muito severamente Krishna, Sudama ficou muito irritado e rechaçou Radha com muita ira. Então ela disse que ele nasceria do ventre de uma donava (demônia).

O asura Damba praticava austeridade para ter um filho. Sua esposa , através do Senhor Vishnu teve Sankachuda (Sudama) como seu filho. Também Sankachuda fez muitas penitências. Então o Senhor Brahma lhe deu o amuleto de Krishna, o sarva-mandala-maya e prometeu a ele que ninguém iria derrotá-lo enquanto sua esposa se mantivesse fiel e ele possuísse o amuleto.

Quando Tulasi e Sankachuda se conhecem, Brahma aparece e diz que devem fazer um casamento gandharva (junta-se e troca-se guirlandas), e assim o fazem. Sankachuda torna-se muito poderoso e conquista até os planetas dos semideuses, que reclamam com o Senhor Vishnu dos seus atos.

Vishnu se disfarça de brahmana e pede o amuleto a Sankachuda, que lhe deu sem vacilar. Depois o Senhor se transforma em Sankachuda e vai ter com Tulasi, que dessa maneira perde sua castidade. Em seguida, o Senhor Shiva o mata (Sankachuda) com seu tridente e joga seus ossos no mar, que se converteram em conchas (sankha).


Tulasi abandona o corpo e o mesmo se converte no rio Gandaki (Nepal). Cada um de seus cabelos se transforma em planta (Tulasi) (Ocimum sanctum ou Ocimum tenuiflorum) .


Devido a maldição de Tulasi por ter perdido sua castidade (ela amaldiçoa o Senhor Vhisnu a se transformar em pedra sem saber quem Ele era ), o Senhor Vishnu se transformou em pedra às margens do rio Gandaki, na montanha Anapurna. Essas pedras se separaram da montanha e caíram no rio. São as shalagrama-shilas.

Em: http://adorandokrishna.blogspot.com/2009/06/como-tulasi-veio-ao-mundo.html

Por que adoramos tulasi (manjericão sagrado)?
Em Sânscrito, tulanaa naasti athaiva tulasi – aquilo que é incomparável (em suas qualidades) é o tulasi.

Para os indianos esta é uma das plantas mais sagradas. Na verdade, ela é conhecida como a única coisa que pode ser usada para adoração e depois pode ser lavada e re-usada em um pooja – pois é considerada auto-purificadora.

Há uma lenda que Tulasi era a devotada esposa de Shankhachuda, um ser celestial. Ela acreditava que o Senhor Krishna a havia enganado para que ela pecasse. Então ela o amaldiçoou para que Ele se tornasse uma pedra (shaaligraama). Vendo sua devoção e seu bom comportamento, o Senhor a abençoou dizendo que ela se tornaria a planta adorada, tulasi que Ele usaria para adornar sua cabeça.

Além disso, todas as oferendas seriam incompletas sem a folha do tulasi – daí a adoração do tulasi.

Esta planta também simboliza a Deusa Lakshmi, a consorte do Senhor Vishnu. Aqueles que desejam ser virtuosos e ter uma vida em família feliz adoram a tulasi.

Tulasi é casada com o Senhor com toda a pompa e festividade como em qualquer casamento.

Isto porque, de acordo com outra lenda, o Senhor a abençoou para que ela fosse Sua consorte. Satyabhama uma vez pesou o Senhor Krishna contra toda a sua lendária fortuna. A balança não se moveu até que uma única folha de tulasi foi colocada junto com a fortuna na balança por Rukmini, que o fez com muita devoção.

Desta maneira a tulasi desempenhou o papel vital de demonstrar ao mundo que mesmo um pequeno objeto ofertado com devoção significa mais para o Senhor que toda a riqueza do mundo.

A folha da tulasi possui grande valor medicinal e é usada para curar várias enfermidades, incluindo o resfriado comum.

Yanmule sarvatirhaani
Yannagre sarvadevataa
Yanmadhye sarvavedaascha
Tulasi taam namaamyaham

Eu reverencio a tulasi, em cuja base
se encontra todos os locais sagrados,
em cujo topo residem todas as Divindades e
em cujo meio estão todos os Vedas.

Em: http://www.kriya.org.br/por-que-adoramos-tulasi-manjericao-sagrado/

Nenhum comentário: