sexta-feira, 11 de setembro de 2020

motor imovel

O motor imóvel (em grego antigo: ὃ οὐ κινούμενον κινεῖ, transl.: ho ou kinoúmenon kineî – trad.: “aquilo que move sem ser movido”) ou primeiro motor (em latim: primum movens) é um conceito avançado por Aristóteles como causa primária (ou primeira causa não causada) ou "motor" de todo o movimento no universo.

O Motor Imóvel é um conceito aristotélico que pretende demonstrar racionalmente a existência de um princípio supremo da natureza. Contudo, não devemos comparar este conceito com a ideia de Deus da tradição judaico-cristã, pois o Motor Imóvel não é uma ideia de um Ser que se importa com o mundo.

Para Aristóteles, tudo tende para esse princípio, que movimenta todas as coisas. Utilizando uma comparação do próprio Aristóteles, ele é como o ser amado que atrai o amante sem precisar fazer nada.

Aristóteles percebeu que tudo está em movimento. O ciclo da natureza é formado pelo eterno nascimento, crescimento e morte. Da mesma forma que as folhas de uma árvore nascem, crescem e caem mortas, dando suporte para a vida na floresta, todos os seres estão submetidos a esse movimento eterno. Contudo, tudo o que se move é também movido por algo, pois este é o princípio do movimento.

Desde o crescimento das plantas, das árvores, o movimento dos animais, dos planetas, enfim, todo o movimento da natureza tem um princípio único, um primeiro movimento ou primum movens que não está, ele mesmo, sujeito ao movimento, caso contrário, ele também iria perecer.

Por isso Aristóteles afirmou que esse motor é imóvel, pois move todas as coisas, mas não move a si mesmo. Como não está submetido às leis do movimento, ele é eterno e imutável e imaterial.

https://www.netmundi.org/filosofia/2012/aristoteles-e-o-motor-imovel-tudo-que-se-move-e-movido-por-algo/

Refletir sobre o movimento da vida nos traz a paradoxos que permeiam a humanidade e nos trazem a esses momentos de luz

Nenhum comentário: