sábado, 15 de setembro de 2018

INSONIA

Acho q estou longe disso

Mas tenho passado noites agitadas.

Acordar de madrugada estraga o sono e nem sempre volto ao sono profundo.

E acredite é algo comum, descobri essas dicas e vou tentar praticar

1 Pratique exercícios de respiração profunda.
Deitado de barriga para cima, relaxe todos os músculos do corpo, o máximo possível.
Inspire lentamente pelo nariz, concentrando-se em preencher o fundo da caixa torácica com o ar. Você deve observar a barriga subindo, não apenas o peito. Faça isso de forma lenta e controlada, levando de oito a dez segundos por vez. Segure a respiração por um a dois segundos. Relaxe e deixe o ar escapar do peito em um ritmo natural. Repita o processo até se sentir caindo no sono.

2 Pratique o relaxamento progressivo.
Você deve concentrar-se individualmente em cada um dos principais grupos musculares do corpo, relaxando-os um por um. Deitado de costas, feche os olhos e concentre-se na forma como o corpo estiver sentindo-se no momento.
Concentre-se nos pés, relaxando todos os músculos deles e deixando que se soltem no colchão. Tente imaginar todos os músculos individuais dos pés, dos dedos aos tornozelos, soltando-os.
Passe para as panturrilhas e os joelhos. Subindo a partir dos tornozelos, relaxe qualquer tensão existente nos músculos e solte as pernas.
Passe para as coxas, repetindo o processo.
Siga para as nádegas e depois para a região lombar.
Passe algum tempo concentrando-se no tórax e no abdômen. Foque na respiração — torne as respirações mais profundas e concentre-se no processo de inalação e exalação.
Siga para as mãos. Assim como você fez com os pés, imagine todos os diversos músculos pequenos das mãos e relaxe-os um por um. Comece com os dedos, passe para as palmas das mãos e, em seguida, para os pulsos.
Passe para os braços e depois para os ombros.
Relaxe os músculos do pescoço, onde muitas pessoas carregam grande parte da tensão.
Relaxe os músculos da mandíbula, que você pode estar pressionando inconscientemente.
Siga para as pálpebras e bochechas. Permita que todo o crânio se solte no travesseiro.
Após relaxar todos os músculos do corpo, tente voltar a dormir.

3 Flexione os dedos dos pés. Embora possa parecer que flexionar os músculos repetidamente o manterá acordado, os exercícios de flexão dos dedos dos pés relaxam os outros músculos do corpo e o preparam para descansar.
Deitado na cama, feche os olhos e concentre-se nos dedos do pé.
Flexione os dedos para trás, na direção do rosto. Mantenha essa posição por dez segundos.
Relaxe os dedos dos pés por dez segundos.
Repita o processo dez vezes e, em seguida, tente pegar no sono novamente.
Essa vou testar hoje rsrsrs

4 Use um mantra calmante para aliviar a ansiedade. O mantra é um som repetido com o intuito de concentrar a atenção e afastá-la das distrações. O mantra mais comum é o som "Om", mas você pode entoar qualquer som que considere simples e relaxante. Os mantras direcionam o foco para 1) a ação de produzir o som, 2) a sensação tátil de produzir o som com a boca e a garganta e 3) o som calmante produzido.

5 Enfrente os pensamentos negativos. Se você acordar no meio da noite paralisado pela ansiedade ou pelo estresse, não conseguirá dormir novamente até lidar com os pensamentos negativos que estiverem povoando a sua mente.
Pergunte-se: "Esses pensamentos são produtivos? Eles me ajudarão a alcançar meus objetivos ou são apenas pensamentos inúteis, circulares e obsessivos?"
Se eles forem pensamentos produtivos, dedique-se a eles. Você poderá sentir-se relaxado após ter trabalhado para encontrar uma solução para um problema que o acometeu durante o dia.
Se forem pensamentos negativos, não seja indulgente. Reconheça que esses pensamentos não terão nenhum efeito positivo na sua vida e force-se a parar de pensar neles.

6 Pratique afirmações positivas. Se você pensar negativo, terá muita dificuldade para pegar no sono novamente, portanto, as afirmações positivas — a técnica de repetir pensamentos positivos para si mesmo até sentir-se menos ansioso — podem ser úteis no meio da noite.
Comece com afirmações mais óbvias e genéricas, como "Eu sou uma boa pessoa", "Eu acredito em mim" ou "Eu terei um bom dia amanhã".
Repita algumas dessas afirmações para si mesmo, até que esse processo de repetição o deixe levemente relaxado.
Prossiga para afirmações mais específicas que identifiquem a raiz da ansiedade que o mantém acordado. Os exemplos incluem:
"Encontrarei o amor da minha vida."
"Encontrarei um emprego melhor em breve."
"Estou feliz com meu corpo".
Imagem intitulada Fall Back Asleep Step 7

7 Reduza a temperatura. O cérebro regula a temperatura do corpo inconscientemente em todos os momentos, mas tenta alcançar diferentes temperaturas internas quando você está dormindo. Reduzir ligeiramente a temperatura externa ajudará o organismo a descansar. Se o quarto estiver muito quente, reduza a temperatura para 18 a 20 graus.

Essas dicas encontrei no site https://pt.wikihow.com/Voltar-a-Dormir

e achei bem uteis... vou testar todas

Nenhum comentário: