sexta-feira, 12 de abril de 2019

Dependência Afetiva

Relacionamentos afetivos são marcados por uma troca mútua de carinho, amor e admiração. Quando estamos em um relacionamento afetivo, nos sentimos amados e, principalmente, temos a certeza de que temos alguém que quer a nossa companhia e que é uma companhia que agrada o nosso coração. Como o próprio nome diz, é um relacionamento pautado pelo afeto.

E o que dizer de quem se relaciona de modo a depender da pessoa amada? O que pensar de quem é totalmente dependente do cônjuge? Casos assim já não podem ser chamados de relacionamentos e sim, casos de dependência afetiva.

E o que é dependência afetiva?

Não é mera analogia usar o termo dependência para este caso; assim como dependentes químicos que ficam alterados quando permanecem longe da substância, o dependente afetivo entra em um verdadeiro estado de colapso diante da possibilidade de perder a pessoa amada. Um dependente afetivo não consegue exercer sua autonomia enquanto indivíduo, tampouco ter autoconfiança e isso traz sérios transtornos para a sua vida. O dependente afetivo é alguém que depende de outra pessoa para se sentir seguro.

A dependência pode começar com uma simples solicitação de opinião e evoluir para casos mais graves. Sabe a frase “eu não vivo sem você” tão fácil de ser encontrada em canções românticas? Ela é a síntese da vida do dependente afetivo. Ele acredita que não conseguirá viver sem a pessoa amada.

Sintomas de Dependência Afetiva
Concordância com tudo que a pessoa amada diz por medo de contrariá-la e perdê-la
Dificuldade em tomar suas próprias decisões
Imenso desconforto quando está longe da pessoa amada
Imensa dificuldade em prosseguir com projetos pessoais

Sujeitar a situações humilhantes e constrangedoras na esperança de manter a pessoa amada por perto

Como tratar a dependência afetiva
Antes de qualquer passo ser dado, o mais importante é o dependente afetivo reconhecer o problema e buscar ajuda. Assim como qualquer outra dependência, o dependente afetivo também precisa de acompanhamento médico.

Em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/entenda-o-que-e-dependencia-afetiva-e-como-identificar-os-sintomas-do-problema/

As situações em destaque são as que venho enfrentando de quem esta comigo, como fazer essa pessoa recuperar sua força???

Nenhum comentário: