sábado, 19 de dezembro de 2020

O que significa ser saudável?

A noção de saúde tem sido debatida desde que a humanidade se preocupou com ela - portanto, provavelmente sempre.
A Organização Mundial da Saúde dá uma definição que não mudou desde 1946:

"Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de doença ou enfermidade."

É mais uma meta do que um estado, e isso por várias razões. Em primeiro lugar, porque o estado físico varia de um momento (de uma idade) para outro na mesma pessoa dependendo da sua atividade, da sua alimentação, das horas de sono que oferecem ou recusam, seu ambiente, etc.
O corpo humano não é estático, muda constantemente, da concepção  a idade adulta, os órgãos desenvolvem-se quase continuamente (considera-se, portanto, que o desenvolvimento do cérebro não cessa até por volta dos 25 anos). Após a idade adulta, continua a mudar, dependendo se é ou não estimulado e envelhece.

No entanto, pode-se dizer se alguém é, ou não, "saudável"?

Nos países desenvolvidos, as pessoas que nascem sem deficiências e sem doenças crônicas gozam de boa saúde na maioria das vezes porque são devidamente nutridas e recebem vacinas básicas que previnem as doenças infantis mais graves (difteria, poliomielite, sarampo , tétano). Quando ficam "doentes", é temporário - ficam resfriados, bronquite ou gastroenterite, que cicatriza espontaneamente em oito dias porque o sistema imunológico faz o trabalho.

Algumas pessoas que nascem com deficiência gozam, apesar disso, de muito boa saúde. Uma pessoa surda ou com deficiência visual, ou mesmo nascida sem um braço, pode ser perfeitamente saudável. Mesmo quando a deficiência é muito incômoda e compromete sua vida social, não necessariamente afeta sua saúde geral ou psicológica.

Da mesma forma, algumas pessoas afetadas por doenças crônicas (alergia sazonal ao pólen, enxaqueca) podem estar em perfeita saúde e assim permanecer. As alergias podem desaparecer com a mudança de região (ou com tratamento adequado); as enxaquecas podem diminuir após a menopausa (para mulheres) ou depois de mudar de emprego ou resolver preocupações familiares (para pessoas de ambos os sexos). Pessoas com alergia sazonal ou enxaqueca não são prejudiciais à saúde. Eles carregam uma característica física que, às vezes, é fonte de sintomas angustiantes, mas que não afeta sua saúde futura.


Tudo bem, mas quando você não tem nada em particular, como saber se está com boa saúde?

Na maioria das vezes, só nos preocupamos com nossa saúde em duas circunstâncias
1 ° não nos sentimos bem
2 ° não nos sentimos mal, mas gostaríamos que durasse.

Não estou me sentindo bem, estou doente?
Pegue a primeira circunstância. Pode-se sentir mal (ou enjoo) ocasionalmente (como nos casos mencionados acima de uma infecção respiratória ou digestiva leve).

Mas, de modo geral, todas as doenças leves se resolvem espontaneamente em uma a duas semanas. Portanto, qualquer coisa que dure menos de oito dias é, a priori, benigna. (Entre oito e quinze anos, provavelmente também.)

Alguns sintomas comuns são angustiantes, mas não significam que você está com problemas de saúde:

Dor "mecânica": sentir dor em um membro ou nas costas não é necessariamente um sinal de problemas de saúde (ou doença). Quando essa dor aparece em certas posições ou após certos movimentos, é provavelmente muscular e não é grave. Os músculos do corpo doem quando estão sobrecarregados. A dor é um aviso, não necessariamente um sintoma de problemas de saúde ou doença. A dor ocasional (especialmente quando é breve) não é preocupante.

Doenças digestivas (prisão de ventre, aceleração dos movimentos intestinais, azia). Sua brevidade (novamente - menos de oito dias) é um sinal de sua benignidade. Além de oito dias (ou se forem importantes a ponto de atrapalhar o dia a dia) justificam uma consulta, mas isso não os torna graves.

Este não é um sinal de saúde debilitada, é um sinal que o cérebro nos envia para nos dizer que estamos exagerando (ou experimentando) demais. Em outras palavras, não tratamos a fadiga, tratamos as causas da fadiga. O primeiro tratamento para a fadiga (quando possível) é descansar e dormir. Às vezes não sabemos como parar para descansar. Devemos pedir a seus parentes que nos obriguem a parar.

Falta de apetite: Todos têm o direito de pular uma refeição (inclusive crianças com mais de dois anos quando estão ocupadas demais para comer). Pular uma refeição era (é) sério quando as pessoas passam fome. Não está em uma infinidade de países como a Europa Ocidental ou a América do Norte. As mães sempre terão interesse em não brigar com seus filhos que não estão com fome. Como um de meus chefes pediatras disse a uma mãe preocupada: "Sua geladeira e seus armários estão cheios. Nunca vi uma galinha morrer de fome em uma pilha de grãos."

Quais são os sinais de que você pode estar doente?

- fadiga que não é reparada pelo sono e repouso e uma considerável falta de energia pela manhã ao levantar, durante várias semanas;
- falta de apetite que não diz respeito a uma única refeição, mas a várias, durante vários dias ou semanas;
- perda de peso regular e acentuada (vários quilos em poucas semanas) em quem não faz dieta
- desaparecimento do desejo sexual que antes estava bem (Obs .: na mulher, desaparecimento temporário do desejo pode estar ligada a muitas coisas benignas, começando com contracepção hormonal inadequada ... Em um homem, antes dos sessenta anos, o desaparecimento duradouro do desejo nunca é benigno.)

Esses sintomas devem levá-lo a uma consulta.

Eu me sinto bem, mas gostaria que durasse. O que devo fazer sobre isso?

- Você sempre se sentiu bem (às vezes você tem dores aqui e ali ou está gripado, mas nunca dura muito)
- Seu peso está estável, nem muito alto nem muito baixo
- Você come até se fartar ( não mais) e com bom apetite
- Você dorme bem, e quando você dorme menos, você compensa na (s) noite (s) seguinte (s)
- Você nunca foi hospitalizado por outra coisa senão apendicite ou um pequeno acidente
- Você não toma sem medicação de longo prazo
- Você não é completamente sedentário (você caminha meia hora por dia pelo menos)
- Você não fuma
- Você tem atividade sexual regular e agradável
- Seus pais gozam de boa saúde e / ou atingiram a idade de setenta anos sem maiores problemas de saúde
- Você se dá muito bem com seu parceiro
- Seus filhos (se tiver algum) estão incomodando você...
- Você não tem (muito) preocupações com dinheiro ou trabalho


Então, razoavelmente, você tem bons motivos para pensar que vai durar. Aproveite a vida. Você não sabe quanto tempo vai durar (ninguém sabe), mas enquanto você viver, você pode muito bem fazer o seu melhor para torná-lo bom ...
Em https://www.passeportsante.net/fr/Communaute/Blogue/Fiche.aspx?doc=qu-est-ce-qu-etre-en-bonne-sante

A saúde é uma condição de equilíbrio físico e mental.... Se cuide e viva o melhor da sua saúde, sem neura. O correto e ser doente que eu estou saudável e vou fazer o melhor para me manter assim.

Nenhum comentário: