quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Bodhisattvas


É um ser iluminado.

As 37 Práticas de Todos os Bodhisattvas

De Gyalse Tokme Zangpo

O Mestre vê todas as coisas que estão para além do vai e vêm,
E mesmo assim luta incansavelmente para o bem dos seres vivos –
Meu precioso guru inseparável do Senhor Avalokita,
Com respeito eu vos presto homenagem perpétua, com o meu corpo, palavra e mente.

Os perfeitos budas, que são a fonte de todo o beneficio e alegria, Aparecem como seres através da realização do Dharma sagrado.
E isso depende de saber como praticar o Dharma, eu vou descrever as práticas de todos os herdeiros legítimos dos budas.

1 Estudar, reflectir, e meditar.

2 Deixar para trás de si a sua terra natal,

3 Ir regularmente para lugares solitários,

4 Renunciar a todas as preocupações da vida,

5 Evitar amigos destrutivos,

6 Estimar os amigos espirituais

7 Tomar refugio nas Três Jóias,

8 Nunca cometer um acto prejudicial,

9 Lutar para atingir o seu objectivo,

10 Proporcionar a liberdade a todas os infinitos seres sensíveis,

11 Fazer uma troca genuína da felicidade pessoal e bem estar, por todos os sofrimentos dos outros.

12 Mesmo se outros, sob a influencia de um grande desejo, roubarem, ou encorajarem os outros a roubar todas as riquezas que tenho, dedicar-lhes totalmente o meu corpo, bens e todos os meus méritos do passado, presente, e futuro.

13 Mesmo se os outros quiserem cortar a minha cabeça, embora eu nada tenha feito de mal, tomar sobre mim próprio, com compaixão, todos os males que eles acumularam.

14 Mesmo que os outros declarem a toda a gente muitas coisas desagradáveis sobre mim, retribuir-lhes, falando só bem deles, com uma mente cheia de amor.

15 Mesmo que os outros exponham os meus erros escondidos ou digam horrores sobre mim, quando discursam em grandes conferências pensar neles como amigos espirituais e inclinar-se ante eles com respeito.

16 Mesmo que os outros, de quem cuidamos como se fossem nossos filhos, se voltam contra mim e me tratam como inimigo, olha-los com dedicação e afecto.

17 Mesmo se outros, iguais ou inferiores a mim em estatuto, com arrogância, me desprezam, para os homenagear, tal como o faria ao meu mestre, inclino a minha cabeça perante eles.

18 Mesmo sendo desamparado e ignorado por todos, fraco devido a uma terrível doença e importunado por espíritos malignos,
ainda assim tomar sobre mim todas as doenças de todos os seres e acções nefastas, sem nunca perder a bondade do meu coração.

19 Mesmo sendo famoso e reverenciado por todos, e tão rico como Vaishravana, o deus da riqueza. Ciente da futilidade de toda a glória e riquezas deste mundo, E não ser vaidoso.

20 Controlar a mente, com as forças do amor generoso e da compaixão.

21 Afastar-se imediatamente das coisas que levam ao desejo e ao apego.

22 Nunca alimentar conceitos, que envolvem as noções dualistas de perceber e ser percebido, sabendo que todas estas aparências são a própria mente, cuja natureza intrínseca está para sempre para além das limitações de ideias.

23 Não se agarrar a nada e quando vê coisas que considera agradáveis ou desagradáveis, deve considerá-las como os arco-íris num céu de verão – Aparentemente bonitos, mas realmente desprovidos de qualquer substância.

24 Reconhecer a ilusão,

25 Ser generoso, sem esperanças de recompensas kármicas ou expectativas de prêmios.

26 Respeitar uma ética restritiva.

27 Cultivar a paciência.

28 Lutar com diligente entusiasmo, a fonte de todas as qualidades.

29 Cultivar a concentração.

30 Cultivar a sabedoria.

31 Examinar-se continuamente e livrar-se dos seus defeitos mal eles apareçam.


32 Nunca falar desfavoravelmente

33 Abandonar o apego

34 Evitar palavras duras, que possam ser consideradas pelos outros desagradáveis

35 Neutralizar o apego e todas as outras aflições mentais, apoiados na atenção plena e na vigilância pois uma vez que se tornam familiares, são difíceis de evitar.

36 Fazer o bem aos outros.

37 Dedicar-se a atingir a iluminação toda a virtude ganha ao esforçar-se nesses caminhos, com sabedoria que purifica as três esferas conceptuais, podendo assim fazer desaparecer o sofrimento dos seres infinitos.

Em: https://www.lotsawahouse.org/pt/tibetan-masters/gyalse-thogme-zangpo/37-practices-all-bodhisattvas

Nenhum comentário: