quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Eco ROUPAS

Fibra de banana

Grandes mudanças pedem que a gente saia da zona de conforto. Por exemplo, quando decidimos nos alimentarmos melhor ou mudar algum hábito não tão saudável, temos que buscar alternativas e desenvolver novas habilidades para substituir antigos hábitos. Estamos falando disso porque, do mesmo jeito que mudanças para ter uma vida mais saudável e menos agressiva ao meio ambiente revoluciona nossa rotina, o mesmo acontece quando você tem um projeto que tem o objetivo de mudar as relações de produção e consumo. Ao escolher produzir sapatos ecologicamente sustentáveis, a Insecta tem que buscar alternativas, cada vez que encontramos alguma iniciativa que oferece um caminho novo, fora da nossa zona de conforto, nossos olhos brilham. E foi assim com a RatoRói, um laboratório criativo de design e inovação, sempre oferecendo soluções mais sustentáveis. Eles fazem maravilhas com materiais inimagináveis – tipo banana – Nessa parceria, lançada na semana em forma de protótipo na feira Inspiramais, foi utilizado um tecido desenvolvido por eles através de fibra de banana nos nossos modelos Scarabeus e Vedalia. O projeto “Saberes Manuais” foi desenvolvido em parceria entre a Insecta, a RatoRói, a Clarice Borian, que é uma artista têxtil especializada em tecidos naturais e especiais, e o Grupo organizado pela Ana Claudia da Silva para fiação e tecelagem da fibra de banana, o Ana Banana. Nossa sola de borracha reciclada e nosso processo livre de origem animal foram mantidos, usando, ainda, o tecido desenvolvido pela RatoRói. Além disso, também foram bordados à mão, para dar um toque especial nos modelos. Por enquanto eles são apenas protótipos.

Em: https://insectashoes.com/blogs/blog/ja-pensou-num-sapato-feito-com-fibra-de-banana

avaliar daqui p aixo e procurar fibra de coco

2. Gioconda Clothing
Inspirada nas lingeries à moda antiga, a grife aposta nas fibras naturais, como o algodão orgânico, e todas as peças feitas artesanalmente em edição limitada. Os saquinhos para a calcinha são feitos a partir dos retalhos de tecido - e mais: a grife abrange uma extensa grade de tamanhos, comprometendo-se a vestir todas as mulheres.

Flávia Aranha, coleção Solar (Foto: Divulgação)

3. Flavia Aranha
Com ateliê na Vila Madalena, em São Paulo, a marca é famosa pelas suas técnicas sustentáveis em tingimento de tecido, em que a estilista usa corantes naturais de origem renovável, como cascas de árvore, frutos, folhas e raízes. 50% de dos materiais utilizados nas coleções são orgânicos (algodões, sedas e lãs são os mais frequentes), e sua estética e minimalista e pra lá de cool.


Eva faz parte do Grupo Reserva (Foto: Divulgação)

4. Reserva / Eva
A vida de ciclo dos produtos é importante para Rony Meisler, fundador da Reserva - que conta também com as marcas Eva e Reserva Mini. Em parceria com a Rhodia, o grupo desenvoleu um tecido experimental que se decompõe em três anos; já o projeto Ecomoda leva aulas de costura e modelagem para o morro da Mangueira, no Rio de Janeiro, com roupas que seriam incineradas. A marca também já venceu o Prêmio Ecoera, em 2015.

5. Osklen
É difícil falar de moda eco-friendly sem citar a Osklen - mesmo sendo uma marca já consolidadíssima no mercado nacional e internacional, a grife, criada em 1989 por Oskar Metsavaht, foi pioneira quando se trata de moda sustentável no Brasil, tendo abraçado a causa ainda na década de 90. Couro de pirarucu, seda orgânica tingida com corantes naturais, tecidos recicláveis, algodão orgânico, PET reciclado e eco-juta são alguns dos materiais usados pela label.

6. Vert Shoes
Fundada em 2003 pelos franceses François-Ghislain Morillion e Sébastien Kopp, a marca produz alguns dos sneakers mais cool do mercado - e o melhor: com diversos modelos 100% veganos. Entre as matérias-primas de seus tênis estão o algodão orgânico (cultivado pelas cerca de 700 famílias que vivem da agricultura orgânica no semiárido nordestino), couro curtido com tanino vegeral e borracha nativa da Floresta Amazônica.

7. Yes I am Jeans
Jeans eco-friendly, cheio de informação de moda e 100% feito no Brasil: assim é a Yes I Am Jeans, cuja fabricação acontece em fábricas de São Paulo e Minas Gerais com o mínimo de produtos químicos. Sua cartela neutra de cores faz uso de lavanderias que não agridem o meio ambiente, com estação de tratamento de água seguindo as leis ambientais.

8. Coletivo de Dois
Com pegada anos 1980, Hugor Mor e Daniel Barranco produzem peças únicas pensadas no cenário sustentável. Até a sacolas da marca são eco-friendly, feitas de papel kratf reutilizado das modelagens da marca.

9. Reformation
Além de ter clientes fiéis como Bella Hadid, Emily Ratajkowski, Karlie Kloss e Taylor Swift (para citar algumas), a californiana Reformation é famosa pelas suas roupas ultra cool e femininas - de quebra, é uma das marcas mais eco-friendly do oeste dos Estados Unidos. Suas roupas são produzidas a partir de tecidos sustentáveis, reciclados e até mesmo roupas vintage. Suas fábricas utilizam apenas energia eólica e 75% do lixo gerado é reciclado - "nosso objetivo é chegar nos 85%", diz Yael Aflalo, fundadora da label.

10. Studio Drê Magalhães
Expert em bijoux e acessórios de perfume rústico e artsy, Andreza Magalhães utiliza materiais como corda com miolo 100% biodegradável, algodão, malha, borracha e resina. Tudo em edição limitadíssima e feito a mão.

Em: https://vogue.globo.com/moda/moda-news/noticia/2017/06/10-marcas-eco-friendly-que-voce-precisa-conhecer.html

É um mercado bem curioso e agora estão nomeando de roupas veganas... esses são estudos q valem a pena e se vc procurar vc vai achar uma infinidade de material sobre esse assunto, parabéns pelas iniciativas

Nenhum comentário: