terça-feira, 11 de agosto de 2020

As Cinco Verdades Essenciais da Bhagavad gita

Jiva, o Ser Vivo
Como partes integrantes do fogo, as centelhas também possuem calor e luz, mesmo que em menor quantidade. Mas, à medida que se distanciam do fogo, elas gradualmente perdem suas qualidades. De modo semelhante, como partes do Absoluto, as jivas também são dotadas das mesmas qualidades. Dele: eternidade (sat), conhecimento(cit) e bem-aventurança (ananda), porém em quantidade menor.
Embora as jivas sejam partes integrantes do Supremo (e, portanto, sejam de qualidade espiritual), o Senhor lhes dá a liberdade de escolher entre viver no mundo espiritual ou no mundo material. Em outras palavras, elas podem manter seu relacionamento amoroso com o Supremo e permanecer no mundo espiritual, ou podem tentar uma vida separada Dele. Nesse caso, elas mergulham na energia material e, sob a influência do tempo, se sujeitam ao ciclo de nascimento, velhice, doença e morte, e, assim, perdem sua força espiritual e se tornam vítimas do ego material, que sempre busca falsos prazeres.
Assim, seu desejo natural de servir o Senhor acaba se invertendo e se transforma no desejo de servir seus próprios interesses egoístas.

Prakrti, a Natureza Material
Como a manifestação temporária da energia do Senhor, essa prakrti se caracteriza pela ilusão: 
“Terra, água, fogo, ar, éter, mente, inteligência e falso ego – juntos, todos esses oito elementos formam Minha prakrti – energia material separada. Mas, além dessas, existe uma outra energia, a Minha energia superior que consiste nas jivas que exploram os recursos dessa natureza matéria inferior”.
A conclusão é que o Supremo é o sustentáculo e diretor supremo de toda criação, embora a administração esteja sendo conduzida pela própria natureza material. Somente Ele dita as ordens aos Seus agentes executivos, os semideuses.

Os Três Modos da Natureza
Ao interagir com a prakrti, as jivas recebem sua influência de três diferentes modos: bondade, paixão 
e obscuridade. 
O modo da bondade ilumina e livra a pessoa das reações pecaminosas, mas condiciona a pessoa à uma sensação de felicidade e conhecimento. 
O modo da paixão nasce de desejos e anseios ilimitados e prende a jiva às ações egoístas materiais. 
No modo da escuridão, as jivas corporificadas e iludidas são levadas à loucura, à indolência e ao sono.

Karma, as Atividades
A jiva que executa ações piedosas atrai condições favoráveis para si, mas a que executa ações impiedosas atrai diferentes classes de sofrimentos. Movida pelo ego falso, ela atribui qualquer possível mérito a si mesma, pois não reconhece que as coisas acontecem devido ao karma passado, que funciona sob a ordem do Supremo. Compreendendo a diferença entre trabalho prático em devoção(karma-yoga) e trabalho fruitivo (karma), ela controla suas paixões e utiliza seus sentidos em atividades purificatórias. Agir em consciência espiritual significa agir em prol da satisfação do Supremo. Essa atitude livra por completo a pessoa do cativeiro do karma.

Kala, o Tempo Eterno
Ao aceitar sua residência no mundo material, a jiva passa a ficar sob o controle de käla, o tempo poderoso, representante do Supremo que corrói todas as coisas nesse mundo. Por isso, Krishna declara na Gitä que uma parte importante do conhecimento transcendental é a percepção de quão indesejáveis são as manifestações de käla na forma de nascimento, velhice, doença e morte. Esse conhecimento produz um grande ímpeto para a vida espiritual e faz com que a jiva desenvolva o desejo de recuperar seu corpo espiritual, que está absolutamente livre de käla, e retornar ao lar, de volta ao Supremo.
Isvara, o Controlador Absoluto

Isvara, o Controlador Absoluto
Dos cinco temas que estamos discutindo, isvara é o mais importante de todos. Da mesma forma que o sol espalha seus raios, mas nem o semideus Surya e nem o planeta sol deixam de existir, isvara espalha Sua energia por toda parte, sem perder Sua existência pessoal. A forma original de Sri Krishna permanece em Sua morada transcendental, embora a Superalma, ou Paramätma, resida simultaneamente nos corações de todas as jivas que vieram a esse mundo. Tudo existe pela Sua suprema vontade e a Ele está subordinado. É devido à Sua misericórdia que Ele vem a esse mundo em Sua forma original e apresenta a Gitä para todas as jivas condicionadas.

Trazendo o Sagrado para o Cotidiano

Quando abrimos nossa mente para os ensinamentos deixados e que seguem passando por gerações, sem preconceito apenas para aprender, atingimos um novo degrau da compreensão. Se permita.

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