terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

ESTAFA MENTAL

NÃO É FRESCURA.

Nos últimos anos venho reclamando de sobrecarga, e tendo lapsos de memória, como estudei um pouco de psicologia, q amo, sempre falei q estava entrando num estagio de estafa mental, mas quem vive comigo acha frescura.

Apesar do apoio de quem não convive comigo, a falta de ajuda dos que me rodeiam só pioram meu estado.

Segue uma explicação bem clara da gravidade do problema:
"A estafa pode ser física (periférica) ou mental (central) e está muito ligada a rotina que o paciente leva, por isso, antes de prescrever qualquer medicamento, pergunto se ele tem dado conta de todos os afazeres que estão sob sua responsabilidade ou se ele está passando por algum problema afetivo, só assim é possível tratar o problema", explica o fisiologista da Unifesp, Claudio Pavanelli.
A forma mais comum da estafa é a fadiga mental. Caracterizada pela alteração do sistema nervoso central, ocorre em função do excesso de responsabilidades e tensões acumuladas que provocam um desgaste metabólico e mental muito grande. "O cansaço mental é tamanho que o paciente chega a sentir dor física. As pressões psicológicas se refletem no corpo", explica o fisiologista. "Neste caso, a melhor indicação é o relaxamento. É preciso rever a maneira como lidamos com os nossos problemas e frustrações. Às vezes, uma mudança simples de postura pode te livrar de um dano maior a saúde", continua.
ESSE TRECHO ATÉ EU ME SURPREENDI
Muita gente confunde, mas estafa e estresse são problemas diferentes. Algumas diferenças ajudam a diferenciar os dois quadros. A fadiga ou estafa é um sintoma do estresse, mas não a a sua causa. No estresse, a intensidade da fadiga é maior e a maneira como nosso organismo reage a estes sintomas é bem diferente. Enquanto a estafa pode ser tratada com mudanças de hábitos ou tratamento médico, o mesmo não ocorre com o estresse, uma espécie de estágio crônico das duas formas de fadiga. "O grau de irritabilidade e da dor sentida no estresse é maior, além disso, o estresse é muito mais mental do que físico, por isso, não adianta usar os mesmos procedimentos. É uma questão de intensidade e durabilidade da fadiga", explica Claudio.

Entre os sintomas da estafa mental, nós podemos enumerar:

Falha de memória
Insônia
Irritabilidade e choro com facilidade
Desânimo
Tristeza e angústia
Azia, má-digestão
Palpitação
Diminuição do desejo sexual

Sigo lutando contra isso e sei que o apoio é fundamental para uma melhora garantida

GRATIDÃO

Um comentário:

Anônimo disse...

Amiga q concidencia. Tenho o msm problema. Nos últimos quase 5anos minha memória ficou pessima. Deve ser msm estafa mental