quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Café e saúde

O hábito de tomar café, desde que em doses moderadas (de 4 a 5 xícaras de 50 ml por dia), não oferece riscos ao organismo, proporciona diversos benefícios. Entre os motivos está sua riqueza nutricional, com destaque não apenas para a cafeína e seu efeito estimulante, mas também pela alta concentração de polifenóis – antioxidantes que diminuem, a ação dos radicais livres, que prejudicam o equilíbrio celular. Segundo recentes descobertas científicas, o café tem diversas propriedades que contribuem para a prevenção de doenças e promoção do bem-estar.

Acelera o metabolismo e queima calorias aumenta os níveis de adrenalina no sangue, e este hormônio quebra as células de gordura, liberando-as no sangue como ácidos graxos livres que atuam como combustível e, portanto, melhoram a performance nas atividades físicas

Aumenta a expectativa de vida Os pesquisadores descobriram que o grupo que consumia a bebida diariamente estava associado a um risco menor de morte por qualquer causa – principalmente por doenças dos sistemas circulatório e digestivo.

Diminui o risco de depressão a cafeína causa no sistema nervoso central, capaz de aumentar a produção dos neurotransmissores cerebrais como noradrenalina, dopamina e serotonina – os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.

Fortalece a memória duas xícaras diárias de café podem trazer benefícios incríveis para a memória.

Garante mais atenção ao volante os motoristas que consumiam a substância eram 63% menos propensos a causar um acidente do que aqueles que não a ingeriam.

Fortalece o coração pode ajudar a proteger contra a insuficiência cardíaca em até 11%.

Diminui o diabetes a maior pesquisa sobre o tema aferiu uma redução no risco da doença em até 35%. O consumo de 2 xícaras da bebida por dia já apresentou benefícios e, conforme se aumentou a ingestão (até 6 xícaras), menor foi a incidência. Tudo indica que as propriedades antioxidantes do café podem trazer benefícios para o metabolismo da glicose, desde que ingerido moderadamente.
Alivia os sintomas do mal de ParkinsonEssa excelente notícia foi anunciada por neurologistas da Universidade McGill, em Montreal, no Canadá, pessoas que receberam suplementos de cafeína experimentaram uma melhora, principalmente em relação à velocidade de movimento e redução da rigidez.

Protege contra o Alzheimer
Uma pesquisa descobriu que aqueles que tiveram níveis mais elevados de cafeína no sangue evitaram o aparecimento do Alzheimer. Além disso, o café parecia ser a principal ou única fonte de cafeína para esses indivíduos.

Em https://saude.abril.com.br/alimentacao/os-beneficios-do-cafe-para-a-sua-saude/

Por vaidade ou por saúde, café é om e faz bem, desde que de qualidade e feito da forma certa, ingerido de forma adequada.

Pausinha p café rsrsrsrs

Nenhum comentário: