sábado, 2 de novembro de 2019

Rir de desespero

A risada surge quando você está exposto ou numa posição de vulnerabilidade. Ou seja, você sente que algo ou alguém pode te ferir. O corpo, numa tentantiva desesperada para descarregar tensão acumulada, faz com que você dê risada e, assim, sinta que tudo está sob controle. Neste caso, a risada funciona como uma espécie de negação. O corpo tenta dissipar a tensão ao tentar gerar uma reação positiva, uma tentativa inconsciente para ficar mais calmo. O cérebro acredita que, com isso, você poderá se convencer de que não está triste, ou de que não há nada que provoque tensão ao seu redor.

Outra situação em que acontece este tipo de risada é quando nos sentimos ameaçados. A sensação de relaxamento que o corpo procura ao emitir a risada não afeta somente a nós mesmos, mas aos que estão ao nosso redor. É provável que você dê risada de nervoso quando for atacado. Neste caso, o seu corpo está tentando falar para a pessoa que está atacando que você não tem medo, que está tranquilo e que a agressão não vai te afetar. Quando isso acontecer, fique tranquilo e saiba que a risada é apenas um mecanismo de defesa.

Em: https://incrivel.club/inspiracao-psicologia/de-onde-vem-a-risada-de-nervoso-28755/

Crise de riso...

Crise de riso: você sabe o que acontece quando não consegue parar de rir?
Não são poucos os casos de gargalhadas inesperadas, inclusive com apresentadores de TV. Reveja as mais famosas

A equação que representa as risadas desenfreadas é injusta com quem está no meio da crise. Pois quanto mais você ri, mais você quer rir, explica o professor Doutor em Neurologia e pós-Doutor em Neurociências Hebert Cabral. Principalmente se alguém que está do lado cai na risada, também. "Do ponto de vista cerebral, quando você começa a rir e visualiza outra pessoa rindo, você ativa uma região cerebral chamada Núcleo Acubens. Uma vez ativado esse núcleo, você tem a sensação de prazer, pois ativa também o circuito de recompensa".

Essa área do cérebro é a mesma atingida por drogas como a maconha e a cocaína, com a diferença que a sensação de prazer é provocada por fatores externos, enquanto a crise de riso ativa o prazer de forma natural. "É uma sensação prazerosa imensa. Se te dá prazer, você não para. Funciona como um vício. Você ri, vê o outro rindo, sente prazer e continua rindo.

Em: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/10/noticias/especiais/1362876-crise-de-riso-voce-sabe-o-que-acontece-quando-nao-consegue-parar-de-r

Com isso acabamos compreendendo um pouco mais da terapia do riso, Nosso corpo é fantástico e tudo tem um porque, como defesa, para liberar os hormônios que nos ajudar a reestabelecer a saúde... Só alegria...

Bora dar boas gargalhadas e elevar a nossa frequência

Nenhum comentário: