segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Saber é divino e hoje minha curiosidade me levou a Dalai Lama

Dalai, em mongol, significa 'oceano', e lama é a palavra tibetana para 'mestre', 'guru', e várias vezes referido como "Oceano de Sabedoria", um título dado pelo regime mongoliano a Altan Khan (1507 - 1582) e agora aplicado a cada encarnação da sua linhagem. Os dalai-lamas são mostrados como sendo a manifestação de Avalokiteshvara, o Bodhisattva da compaixão, cujo nome, em tibetano, é Chenrezig. Após a morte de um dalai-lama, é iniciada uma pesquisa pelos seus discípulos para descobrir o seu renascimento ou tulku.

Avalokiteshvara (em sânscrito) Avalokiteśvara, "Aquele que enxerga os clamores do mundo"

No Budismo, um bodisatva ou bodhisattva (em sânscrito: बोधिसत्त्व bodhisattva; em páli: बोधिसत्त bodhisatta), é um ser [sattva] iluminado [bodhi]. Tradicionalmente, um bodhisattva é qualquer pessoa que, movida por grande compaixão, gerou bodhicitta, que é o desejo espontâneo de atingir o mesmo status de Buda para o benefício de todos os seres sencientes. De acordo com o budismo tibetano, bodhisattva é um dos quatro estados sublimes que um ser humano pode alcançar em vida (sendo os outros três: Arhat, Buddha e Pratyekabuddha)

Os quatro estados sublimes que um ser humano pode alcança

bodhisattva um ser [sattva] iluminado [bodhi].

Arhat é um termo sânscrito usado em religiões orientais e escolas de esoterismo do ocidente para designar um ser de elevada estatura espiritual.

Buddha, que significa "Desperto"

Pratyekabuddha ( sânscrito : प्रत्येकबुद्ध ) ou paccekabuddha ( Pali : पच्चेकबुद्ध ), literalmente "um buda solitário ", "um buda sozinho" ou "um buda privado", é um dos três tipos de seres iluminados , de acordo com algumas escolas de budismo .


Em: Wikipedia

Pessoas que realmente estão em outro nível, almas iluminadas q nos mostram em cada etapa como a iluminação é a evolução.

Nenhum comentário: