quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Efeito ZENÃO

Quem foi?

Zenão de Eleia, o mais importante discípulo de Parmênides.
Algumas fontes indicam que Zenão tenha nascido por volta de 490 a.C. No entanto, a seção sobre a vida do filósofo apresentada no volume Os pré-socráticos, da coleção Os Pensadores, cuja curadoria foi feita pelos maiores especialistas em filosofia antiga do Brasil na década de 1970, diz que Zenão nasceu entre 504 a.C. e 501 a.C. O filósofo morreu por volta de 430 a.C. ou 425 a.C., e foi o mais destacado discípulo de Parmênides, tendo desenvolvido aporias ou paradoxos para defender as ideias da escola eleática e de seu mestre.

Especula-se que a maturidade intelectual de Zenão tenha se dado por volta de 460 a.C., quando ele era aluno de Parmênides. Zenão era 40 anos mais jovem que o seu mestre e dedicou-se a aprofundar e defender as teorias desse. Ao contrário da maioria dos pré-socráticos, existe mais de uma obra completa encontrada de autoria do filósofo. As principais são: Contra os físicos, Explicação crítica de Empédocles, e Sobre a natureza.

Ja cohecia satiras sobre mas não tinha ligado o nome a pessoa...

Sua morte deu-se por uma conspiração elaborada por Zenão contra o tirano Nearco. Zenão foi descoberto, preso e torturado para entregar os comparsas de sua conspiração.Durante a sessão de tortura, o filósofo afirmou que queria ser tão dono de seu corpo como era de sua língua, não revelando nome algum. A intensidade da tortura aumentou, e o filósofo afirmou ao algoz que contaria os nomes, mas, em segredo, pedindo que o torturador aproximasse o ouvido de sua boca. Ao obter a aproximação, Zenão teria mordido a orelha do algoz. Após essa cena, Nearco ordenou a execução imediata de Zenão, que foi logo cumprida.
Zenão é o primeiro a utilizar esse método de maneira mais regular, pois ele formula uma filosofia expressa por paradoxos. A palavra paradoxo, de origem grega, significa literalmente “contra opinião” ou opinião oposta.

Em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/zenao.htm

O EFEITO ZENÃO

"Esse efeito quântico Zenão, que foi chamado anteriormente de paradoxo de Turing, muitas vezes é interpretado como: “um sistema não pode mudar enquanto você o observa”.
Em: https://osegredo.com.br/o-efeito-zenao-pensou-acreditou-e-sentiu-entao-agora-solte/

Relaxe mude o foco e a solução virá...

Fiz isso minha vida inteira, e não sabia q existia uma teoria sobre, não compreendendo um problema seguia em frente e mais relaxada voltava e resolvia....

Tudo tem seu tempo...

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal, as pessoas só falam do efeito mas nunca do criador.