sábado, 11 de julho de 2020

TALENTO

Você sabe a origem da palavra TALENTO?
A palavra “talento” tem sua origem no latim “talentum”. 
Significa “inclinação, desejo de fazer, de conquistar”. 
Quando vem do grego “talenton”, possui o sentido de “pesagem, soma, quantia de dinheiro”. 
Com o tempo, o vocábulo foi ganhando novos sentidos, principalmente, após a parábola de Matheus, passagem bíblica, que atribuiu o significado da palavra para “aptidão, dom especial”.

A parábola do Matheus diz:

«Um homem, partindo para outro país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: a um deu cinco talentos, a outro dois e a outro um, a cada qual segundo a sua capacidade; e seguiu viagem. O que recebera cinco talentos, foi imediatamente negociar com eles e ganhou outros cinco; do mesmo modo o que recebera dois, ganhou outros dois. Mas o que tinha recebido um só, foi-se e fez uma cova no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor. Depois de muito tempo voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. Chegando o que recebera cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; aqui estão outros cinco que ganhei. Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel, já que foste fiel no pouco, confiar-te-ei o muito; entra no gozo do teu senhor. Chegou também o que recebera dois talentos, e disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; aqui estão outros dois que ganhei. Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel, já que foste fiel no pouco, confiar-te-ei o muito, entra no gozo do teu senhor. Chegou por fim o que havia recebido um só talento, dizendo: Senhor, eu soube que és um homem severo, ceifas onde não semeaste e recolhes onde não joeiraste; e, atemorizado, fui esconder o teu talento na terra; aqui tens o que é teu. Porém o seu senhor respondeu: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei e que recolho onde não joeirei? Devias, então, ter entregado o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, teria recebido o que é meu com juros. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem os dez talentos; porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem, ser-lhe-á tirado. Ao servo inútil, porém, lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá o choro e o ranger de dentes.» (Mateus 25:14-30)

Bom lendo a parábola o por questão de interpretação errado, pela igreja e segue a origem da palavra... mas esse é um outro contratempo a se debater, as dificuldades que uma interpretação podem causar.

E TALENTO nada mais é que uma quantificação

Mas olhando por outro lado nossa interpretação moderna que se refere a um dom, uma habilidade, quando trabalhamos nossas habilidades o que conquistamos? Um retorno financeiro.

E tá ae novamente talento como dinheiro rsrsrsrs

Ou seja por mais que se aprofunda o intedimento sobre uma palavra ela nunca perde sya raiz.

Nenhum comentário: