segunda-feira, 6 de julho de 2020

Regras de São Bento para hoje

Regra de São Bento é a normativa que o santo estabeleceu para suas comunidades monásticas. Elas deveriam preservar a civilização, a cultura, a paz e o amor num contexto de violência, corrupção e saqueamento que marcava o Império Romano.
Guiaram, durante 15 séculos, a vida de dezenas de milhares de homens e mulheres em centenas de comunidades de todo o mundo. Podemos considerá-la uma “fórmula comprovada” de como viver como cristãos em comunidade.
E se tentássemos aplicar a Regra na vida familiar do século XXI? As famílias cristãs desse século também tentam ser como os mosteiros do século V ilhas de paz, amor e respeito a Deus, cercadas por um ambiente exterior hostil, bárbaro e impiedoso, que vive de criar ruínas e saqueá-las.
A Regra Beneditina, quando aplicada à vida familiar, produziria mudanças nestas seis áreas:
1) No trabalho
Como num mosteiro (com seu ora et labora), todos deveriam ajudar nos afazeres, aceitariam os trabalhos, sendo claro que a vida profissional não deveria ser mais importante do que a vida familiar.
2) Nos momentos de descanso
Os filmes e os jogos seriam compartilhados com todos. Existiriam momentos de recreação e brincadeiras comunitárias depois do jantar em família, dando uma pausa no ritmo para descansar.
3) Nas refeições
Todos os membros da família comem juntos, não em horas diferentes ou em salas e quartos separados. Seria um momento de conversa, de troca de ideias e experiências. O ato de fazer uma refeição com todos reunidos ajuda a família isso foi comprovado em vários estudos sociológicos. Mas, para isso, a TV deve estar desligada.
4) Nos hábitos de consumo
Uma família “ao estilo beneditino” evitará o luxo e a superficialidade. Não encherá os quartos dos filhos de coisas e brinquedos. Será estabelecida uma grande sobriedade no uso dos aparelhos eletrônicos, tanto entre os pais, quanto entre os filhos. A família tentará fazer com que o uso de aparelhos eletrônicos seja comunitário: melhor ver juntos uma película do que cada um ir jogar um game diferente em seu dispositivo particular.
5) Na vida de oração
Haveria um lugar e um horário para rezar para que possam se encontrar com Deus todos os dias.
6) Na caridade e solidariedade
A família deve evitar centrar-se ou fechar-se em si mesma: será acolhedora, buscará aliviar os sofrimentos alheios, colocará os filhos em contato com os menos favorecidos.

Lapponi apresenta o livro com uma citação de São Cipriano:

 “Não falamos de grandes coisas; apenas as vivemos”.

Em: -vidhttps://www.religionenlibertad.com/vida_familia/58041/aplicaramos-regla-san-benito-nuestraa.html

Olha que incrível, cinco pontos tão simples que preservam a nossa humanidade.... do terror no Império Romano aos tormentos da sociedade moderna, essas regras se mostram tão importantes e tão necessárias.

Independente da sua fé, cooperar nas tarefas, um momento em familia, refeições bem praticadas, um momento para a sua fé e a importância de praticar o bem.

Independente do universo onde vc se encontra, do que acontece a sua volta, vc pode ser um farol que ilumina as sombras da humanidade, vc pode ser uma luz de esperança num noite escura.

Vamos buscar a paz e a compreenção e ter uma vida mais leve, uma vida seguindo nosso coração.

Nenhum comentário: