quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Existe o ponto da felicidade

O timo é uma glândula que participa da regulação da defesa imunológica do organismo. É considerado um órgão linfoide primário.



Localização do timo

O timo localiza-se no tórax, entre os pulmões e a frente do coração.

Ele muda de tamanho conforme as fases da vida. Do nascimento até a adolescência, o timo atinge até 40 gramas.

A partir daí, começa a diminuir de tamanho até a fase idosa. Porém, mesmo com a sua diminuição, as funções não são perdidas.
Função

A principal função do timo é a maturação dos linfócitos T.

Os linfócitos imaturos são produzidos na médula óssea e migram até o timo, onde amadurecem e transformam-se em linfócitos T. Do timo, eles entram na corrente sanguínea e chegam aos tecidos linfoides.

O timo só libera os linfócitos T após reconhecer que estes não irão reagir contra proteínas ou antígenos naturais do organismo. Assim, ele realiza uma seleção dos linfócitos T a serem liberados na corrente sanguínea.

Essa função do timo garante o correto funcionamento do sistema imunológico. Quando existem poucos linfócitos T no organismo aumentam as chances de se adquirir doenças.

O timo também é responsável pela produção do hormônio timosina, que estimula a maturação dos linfócitos T.

O termo timo deriva do grego Thymus e significa energia vital.
Antigamente, acreditava-se que a alma da pessoa era guardada dentro do timo.
O timo foi o último dos órgãos importantes para o corpo a ter suas funções desvendadas.

Em: https://www.todamateria.com.br/timo/

A passividade das pessoas mais velhas perante alguns acontecimentos, a mão no peito em momentos de tristeza e sofrimento, o dedo apontado para o próprio peito quando se diz a palavra ‘eu’. O que têm estes três fatores em comum? A ação da glândula timo, o ponto da felicidade do corpo humano.
Situada bem no meio do peito – no tal local onde tocamos quando dizemos ‘eu’ – esta glândula é responsável pela sensação de felicidade e também pela de alívio. É daí que vem o ato quase mecânico de colocar a mão ao peito quando algo corre bem.
Tocar nessa zona ajuda a estimular os níveis de felicidade ou a tentar reduzir o sentimento de angústia e tristeza. Segundo o site Mind Body Green, esta glândula perde força com o passar dos anos. No entanto, pode ser ‘estimulada’ externamente através de ligeiros toques no peito. Embora o resultado não seja imediato, acredita-se que seja reconfortante o suficiente para uma pessoa conseguir lidar com uma situação ruim.
Em: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/135940/sabe-qual-e-o-ponto-de-felicidade-do-corpo

Somos muito a soma do todo e o nosso corpo tem mistérios incríveis que só uma mente aberta vai te mostrar toda essa conexão, se permita olhar alem e sentir todos os sinais que estão em você.

Nenhum comentário: