sábado, 3 de agosto de 2019

Religião e Espiritualidade

RELIGIÃO
A palavra religião existe desde o século 13. É de origem latina e vem de relegere (reler, revisitar, retomar). Pode ser interpretada como reler e interpretar documentos religiosos. O português Francisco Rodrigues dos Santos Saraiva, especialista em latim, considera o verbo relegere a verdadeira origem da palavra religião. Entretanto, há quem defenda que a palavra tenha origem no verbo religare (religar, atar, apertar). Nesta concepção, a religião liga a humanidade ao divino. A versão é considerada demasiadamente romântica. Autores clássicos relatam que o verbo religare era usado com o sentido de enfeixar lenha ou prender os cabelos.

Religião é acreditar em um ser superior, conjuntos de crenças e cultos. Seitas, mitologias e doutrinas que sejam regidas por um termos metafísicos são consideradas religiões. Podemos dizer a religião é um conjunto de narrativas, símbolos e tradições cujo objetivo é explicar e direcionar a existência. Elas possuem hierarquias, ou seja, pessoas que ocupam uma determinada posição dentro da organização. A transição entre um posto e outro se dá pelos conhecimentos sobre os rituais, pelo trabalho desenvolvido e pela indicação de quem está nas posições de destaque.

ESPIRITUALIDADE:
vem do latim “spiritus”. São crenças, atitudes e práticas que levam ao transcendente. Enquanto a religiosidade é encarada como um fervor em cumprir ritos e acreditar em dogmas, a espiritualidade é uma busca pelo bem-estar interior dentro do amor professado por Deus. A espiritualidade está ligada ao conhecimento da alma humana, a fé em suas habilidades, acreditar que estamos neste plano para cumprir uma missão – amar a nós mesmos, semearmos o amor entre nossos pares e também a todos que estejam procurando a paz. Niura Pandula, neuropediatra e pesquisadora da Universidade Paulista de São Paulo (UNESP) define a espiritualidade como a prática da ética, moral e solidariedade. A espiritualidade pode ou não estar vinculada a uma religião.

Algumas diferenças entre religião e espiritualidade

Espiritualidade mantém suas asas, quem diz o que é/está certo é o seu coração. Suas asas são mantidas e você tem a liberdade de buscar conhecimentos onde quiser.
Religiões possuem dogmas. Quem segue uma religião segue cegamente essas verdades absolutas. Os que “ousam” contestar são condenados a irem para o inferno.

Espiritualidade = coragem, mostra que você é responsável pelos seus atos, sem tirar sua coragem para fazer o que deseja. A espiritualidade ensina a como controlar o medo.
Religiões mostram o que você deve temer.


Espiritualidade leva você a descobrir a sua verdade, oferece liberdade para que cada um descubra a sua verdade. Observar o ambiente, as pessoas e principalmente a si próprio é a chave para esta descoberta
Religiões diz no que você deve acreditar.

Espiritualidade une as religiões
Existem várias religiões. Cada uma apresenta suas verdades como únicas.

Espiritualidade = independência, a felicidade mora em nosso coração, cabendo a cada um encontrar essa benção, independente do lugar que estamos ou de quem nos acompanha.
Religiões diz que somente o cumprimento dos ritos faz a pessoa feliz.

Em: https://www.eusemfronteiras.com.br/7-diferencas-entre-religiao-e-espiritualidade/

Achei bem esclarecedor, e sei que tem muito mais, as religiões não são ruins, mas o fanatismo é cruel.

A espiritualidade nos permite ver todos os aspectos das religiões e ir alem.

Nenhum comentário: