quarta-feira, 22 de abril de 2020

REJEIÇÃO

Rejeitar significa resistir, desprezar ou recusar, o que podemos traduzir em “não amar” algo ou alguém. Essa ferida nasce da rejeição dos pais para com seus filhos ou, às vezes, por se sentirem rejeitados por seus progenitores, mas sem realmente haver intenção por parte deles.

Em: https://amenteemaravilhosa.com.br/rejeicao-ferida-emocional-mais-profunda/

IMAGINÁRIA
Muitas vezes a rejeição pode não ser real, mas a pessoa fragilizada por seus sentimentos internos pode “ver” rejeição onde talvez não esteja ocorrendo. Algumas vezes a pessoa sofreu rejeição em outros momentos e deixou marcas de forma a faze-la ver rejeição onde pode não tem.

É possível que certas ações possam ser interpretadas como rejeição, por haver um viés interno que distorce a percepção, como por exemplo não ser convidada para festa de um amigo onde apenas os familiares estarão presentes. Não foi rejeitado pois era só p família.

REAL
Faz parte do equilíbrio interno aceitar que não seremos unanimidades, que alguém não deseje nossa companhia. Talvez nosso estilo não esteja dentro das características que esta pessoa deseja compartilhar, não seria o caso de aceitar os desejos desta pessoa? Talvez esta pessoa tenha vivencias que a traumatizaram em algum aspecto justamente o qual nós o fazemos lembrar, não seria o caso de respeitar esta pessoa?

PROVOCADA INCONSCIENTEMENTE
Algumas pessoas pode provocar rejeição sem ao menos perceber. O medo de ser rejeitada ative sua autodefesa e provoque comportamentos que possam ser percebidos como desagradáveis para a outra pessoa. Onde a pessoa tem tanta certeza de que será rejeitada que promove para que isto ocorra de forma a confirmar sua expectativa.

A PRÓPRIA PESSOA REJEITA
Algumas vezes o psicólogo recebe pessoas em seu consultório que sentem rejeição em relação a outra pessoa a qual percebe que precisa melhorar o relacionamento. Algumas vezes pode ser a sogra, um irmão, o pai, até mesmo um filho, colega de trabalho, etc. O psicólogo pode ajudar tentando identificar qual seria o significado desta pessoa em sua vida, quais aspectos desta pessoas mais tocam sua sensibilidade e assim poder analisar e buscar mecanismos de superação.

Em: http://www.marisapsicologa.com.br/rejeicao.html

INTERIOR
Quando nós mesmos não gostamos de quem somos ou de algo em nossa imagem faz com que a pessoa acabe se auto depreciando e usando o seu “defeito” para justificar sua infelicidade.

EXTERIOR
É aquele que temos pelo outro ou por alguma coisa. Nem sempre gostamos de tudo, de todo mundo e, quando “o santo não bate” com alguém, acabamos também rejeitando esta pessoa e impondo a ela a sensação de também ser rejeitada.

SOCIAL
Imposto pela sociedade e por seus padrões. Geralmente tem relação com fatores estéticos, raciais, econômicos e de classe, ou seja, a pessoa é rejeitada simplesmente por não se enquadrar em algum padrão.

https://www.jrmcoaching.com.br/blog/complexo-de-rejeicao-como-lidar-com-o-problema/

E como podemos enfrentar isso? Pesquisando encontrei essas maneiras

Ressignificar a rejeição
Quando o seu chefe nega a sua ideia no trabalho, não significa que você é incompetente. Caso um amigo rejeite a sua ajuda, pode ser que você não possa contribuir naquela situação. Se o seu parceiro terminar com você, não quer dizer que ninguém nunca vai amá-lo.

Essas pequenas formas de ser rejeitado são comuns no dia a dia de todos nós! Elas não podem deixá-lo paralisado de medo ou de frustração. É preciso dar um novo significado aos sentimentos ruins entrelaçados na ideia de rejeição.

Ou simplismente uma compreenção do contexo

Mudar a perspectiva
Pare de focar no abandono iminente.

Saiba que quando você interage com alguém, ele não consegue ver todas as coisas ruins que você julga possuir. O outro desconhece o seu passado e não tem conhecimento dos segredos que você guarda. E, mesmo se tivesse, não seria motivo para rejeitá-lo.

Quando vivemos perseguidos pelo medo da rejeição, acreditamos ter todas as razões para merecermos essa realidade. A verdade é que não, você não tem. Não deixe esses pensamentos ditarem como você vive.

Tentar compreender o ponto de vista de quem te rejeitou ou te levou a sentir rejeitado, pode apagar essa impressão

Praticar o amor-próprio
Veja quem você é hoje. Certamente, é bem diferente do seu ‘eu’ do passado. Aquela pessoa que sofreu tanto conquistou feitos incríveis e chegou até onde você está! Independentemente se esta for realidade desejada ou não, seja grato pelo crescimento pessoal.

Em seguida, analise suas virtudes. O que você mais gosta em você? Liste-as e leia todos os itens diariamente. As chances de você não acreditar em suas próprias qualidades são grandes. Por isso, este exercício irá lentamente fazê-lo se acostumar com elas.

Outra forma de cultivar o amor-próprio é utilizar os fracassos para aprender e celebrar as vitórias. Mesmo se essas forem pequenas, comemore e faça uma reflexão do seu sucesso. Assim, o seu cérebro vai se acostumar a pensar de forma positiva novamente.

Reencontrar a vulnerabilidade
É difícil se abrir para o mundo depois de múltiplas rejeições.

O medo é um poderoso dominador. Viver assim, no entanto, é insustentável.

Se for preciso, comece conversando online em grupos voltados para os seus interesses. É mais fácil formar laços com pessoas que possuem o mesmo gosto que nós. Além disso, no mundo cibernético a pressão das interações sociais é muito menor.

Faça isso aos poucos, no seu ritmo e no seu tempo. Respeite as suas limitações, oferecendo apenas o que consegue cumprir. Se o medo de se tornar vulnerável for muito, não sucumba ao desespero. Procure ajuda profissional para abrir o seu coração e superar experiências traumáticas.

Perdoar o passado
Este passo também é um pouco complicado, mas possível. O passado está cheio de sentimentos. Ao revivermos uma memória, esses sentimentos voltam à tona.

O perdão é uma forma de libertação dessas sensações ruins. Por meio de um processo longo de compreensão e aceitação dos eventos em nossas vidas, é possível se livrar da mágoa. Porém, é necessário ter muita coragem para revisitar traumas. Mas é libertador... quando vc se desprende desa trava, como ja foi dito em outro momento sobre o poder do perdão
Uma técnica eficiente é simplesmente visualizar as pessoas que o rejeitaram e repetir “eu perdoo você” diversas vezes.

https://www.vittude.com/blog/complexo-de-reijeicao/

É uma barreira q temos q superar... e compreender, REJEIÇÃO é uma condição q nos leva a caminhos diferentes do q idealizamos, é uma perda de pespectiva, mude a pespectiva e siga em frente, pare e pense nas vezes que vc tb já rejeitou alguem ou alguma coisa. SUPERE e olhe a diante.

Gratidão e vamos sempre superar as pedras em nossos caminhos

Nenhum comentário: