segunda-feira, 13 de abril de 2020

ORAÇÃO

Vem de “orar”, que vem do Latim ORARE, de OS, “boca”, de uma base Indoeuropeia OR-, “pronunciar uma fórmula ritual”.

Inicialmente significava “falar”, depois adquiriu particularmente o sentido “falar em público, discursar”.

Daí vêm nossas palavras “oratória” e “orador”, bem como o verbo “orar”.

Com o advento do Cristianismo, passou a ter também o significado de “falar à divindade, rogar”.

Em: https://origemdapalavra.com.br/pergunta/origem-do-vocabulo-ou-da-palavra-oracao/

Tirando a mistica da palavra, mas nunca o seu poder...

Acho muito legal como as palavras surgem e isso nos leva a uma compreensão maior de tudo.

Nem todos acreditam, mas a ciência já provou a palavra tem poder... e no final da raiz d ORAÇÃO é FALAR

Procurem a experiencia da influência das palavras no arroz... muito legal.

Quando as pessoas falam podemos nos emocionar, nos alegrar, nos irritar, nos entristecer...

Emoções... muitas emoções que vão nos levar a agir diferente... esse é o poder da FALA.

Então paramos e refletimos....

Por que a ORAÇÃO, faz bem?

"Dr. Harold G. Koenig, da Universidade de 'Duke', autor de vários livros sobre fé e cura, diz que 'os estudos têm mostrado uma oração pode impedir que as pessoas adoeçam - e quando adoecem, a oração pode acelerar o seu processo de cura", citou.

Então, como é que isso acontece? Para explicar melhor este efeito da oração sobre a enfermidade ou até mesmo como uma prevenção, Colbert citou resultados de estudos do Dr. Herbert Benson, epecialista cardiovascular de Harvard, que explica a reação do corpo durante uma oração.

"Dr. Herbert Benson descobriu o que é chamado de 'resposta de relaxamento'. Este é o estado fisiológico que ocorre durante uma oração, envolvendo o sistema nervoso autônomo (automático), que muda ao longo de um o estado dominante parassimpático (responsável por descansar), ao contrário do estado do sistema nervoso simpático (responsável por sensações de luta, tensão), o qual maioria de nós passa a maior parte do dia", explicou.

"O ato da oração tem aumentado a produção de muitos neurotransmissores bem úteis, como a dopamina, que ajuda a promover um estado de relaxamento, foco, motivação e bem-estar", acrescentou Colbert.

Mas para quem pensa que os efeitos da oração sobre o corpo humano se limitam ao relaxamento, ainda há mais a aprender sobre isso.

"A oração pode ter um efeito a longo prazo positivo, chegando realmente a reprogramar e reconstruir o cérebro", afirmou o médico cristão.

Colbert explicou que estes efeitos já estão sendo comprovados por pesquisadores ao fazerem buscas mais minuciosas no cérebro humano.

"Podendo fazer uma varredura do cérebro, usando ressonância magnética (MRI), os pesquisadores têm conseguido observar mudanças fisiológicas que ocorrem nos cérebros daqueles que oram regularmente", explicou.

Colbert citou uma pesquisa desenvolvida por Lisa Miller, professora e diretora da Clínica de Psicologia e diretora do 'Instituto de Espiritualidade para o Corpo e a Mente', na Universidade de Columbia. Ela conduziu um estudo com 103 pessoas que estavam em um alto risco de depressão.

"Usando ressonância magnética, ela descobriu que os que têm o hábito de orar, tendem a ter um córtex cerebral mais espesso, o que é associado a um menor risco de depressão e ansiedade", explicou o médico.

Em seu artigo, Colbert ainda destacou um estudo de uma revista norte-americana, que destacou que a oração também é um forte "antídoto" contra as desordens psíquicas

"De acordo com um estudo publicado na revista 'Sociology of Religion' ('Sociologia da Religião') intitulado 'Oração, apego a Deus e sintomas de desordens entre os americanos', descobriu-se que aqueles (entre os 1,714 pacientes estudados) que tinham uma concepção sobre Deus como alguém associado ao amor e proteção, passaram por uma redução mais notável nos sintomas de ansiedade, comparados com os outros pacientes", explicou o médico.

Os melhores momentos do dia são o começo da manhã e logo antes de dormir.

Em: https://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/oracao-tem-o-poder-de-regenerar-o-cerebro-afirma-medico-cristao.html

Esses benefícios se estendem a todas as fés... é o ato de ORAR


Tem um relato que a muitos anos quando uma doença assolou a Índia, um monge saiu pelas ruas recitando Hare Krishna, comesou a ser acompanhado pela população e naquela cidade os casos começaram a regredir e as pessoas começaram a melhorar...

O poder da fé e da oração emana uma onda de energia q muda a frequência do corpo e da mente e realmente da força a saúde.

Não importa a sua Religião e sim a sua atitude... independente da nossa fé podemos dar as mãos e emanar essa força que cura.

Gratidão

Nenhum comentário: