quarta-feira, 13 de maio de 2020

CALISTENIA

Do grego kallos, que significa beleza e sthenos, que significa força
Em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Calistenia

Você não precisa de halteres, barras, anilhas e aparelhos de musculação para ganhar força, eliminar gordura e definir os músculos. Seu corpo é sua academia e, com exercícios que utilizam somente o próprio peso, é possível malhar pernas, costas, braços, peito, ombros e abdome. O treinamento apenas com o peso corporal é chamado de calistenia. Por permitir que a pessoa sue a camisa ao ar livre, em praças, parques, na quadra do prédio, no quintal de casa e até mesmo dentro de um quarto, o método vem conquistando cada vez mais adeptos e este ano apareceu na quinta posição das tendências fitness levantadas pelo ACSM (Colégio Americano de Medicina do Esporte).
Benefícios da calistenia
Além de poder ser feito em qualquer lugar, um dos principais trunfos do treino calistênico é que seus exercícios recrutam vários músculos ao mesmo tempo. Isso proporciona um grande gasto calórico durante e depois da atividade física, o que favorece a redução de gordura e definição muscular. Também estimula a produção de testosterona, hormônio importante para o ganho de massa e o emagrecimento. "Como muitos exercícios demandam resistência contrária à ação dos músculos, os praticantes ainda podem se beneficiar com aumento de força e flexibilidade e melhora da postura e da resistência cardiorrespiratória", destaca Cauê La Scala Teixeira, profissional de educa.


Em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/09/18/calistenia-defina-os-musculos-com-exercicios-feitos-so-com-o-peso-do-corpo.htm


Desde a Grécia antiga já se falavam da Calistenia, mas nessa época os exercícios feito para o ganho de força e de um corpo esbelto, era de acordo com os valores adotados pela sociedade da época e seus padrões de educação.
Isso se explica, por que no período clássico, os gregos se baseavam na máxima "Mens sana in corpore sano"(Mente sã, corpo são), projetando nos objetivos educativos a tentativa de formar cidadãos "com uma alma bem colocada no corpo são e vigoroso".


Além de buscarem a sintonia entre mente e corpo, os gregos se baseavam em seus padrões de beleza buscando a perfeição no equilíbrio e na estética das formas.

Como podem ser visto nas artes plásticas e literatura, a valorização do Belo permitia que a estética fosse um dos grandes centros das aspirações gregas e o ponto no qual convergiam todas as suas atividades, inclusive a educativa, que eram baseadas na música e na ginástica.

Em: https://steemit.com/sports/@araujo/o-que-e-calistenia-e-sua-origem-2017827t93540666z

Ginástica, semelhante à calistenia, foi estruturada no século XIX, tinha como objetivo a busca da força em conjunto com a beleza representadas nas formas e curvas do corpo. Foi arquitetada na França pelo suíço Phoktion Heinrich Clias, que por volta de 1822 difundiu além da França também na Inglaterra que logo acabou tornando-se muito popular em todo o mundo.

Atualmente, a calistenia está incorporada em outras modalidades como o treinamento funcional, o crossfit e o street workout. Ela foi pensada para pessoas comuns, ou seja, não atletas.

Quando foi inserida nos Estados Unidos por Catharine Beecher, a princípio era dita como ginástica feminina. Já na Alemanha ela fazia parte da educação feminina. Porém, o interesse pela calistenia se expandiu para o outro gênero e outras faixas etárias também. No treino eram executados movimentos mais rápidos, ritmados e com paradas bruscas ao som de músicas animadas.

Em: https://blogeducacaofisica.com.br/guia-definitivo-calistenia/

Incrível como algo tão simples, a suficiência do nosso corpo se basta para a saúde e para a forma física perfeita... e venceu o tempo chegando a nossa época superando a modernidade.

Nenhum comentário: