quinta-feira, 21 de maio de 2020

Cubo Metatron

Para entender um pouco melhor:

Metatron (do hebraico מטטרון) é um anjo serafim, na tradição judaica e cristianismo místico. Em algumas tradições cristãs é tido como "O Anjo Supremo", Porta-voz Divino, mediador de Deus com a humanidade. Na tradição islâmica, ele também é conhecido como Mīṭaṭrūsh (árabe: ميططروش), o anjo do véu. É mencionado em três passagens do Talmude babilônico. No folclore é reconhecido como escrivão Divino. É uma figura importante na mística judaica e muito comum em textos pós-bíblicos e ocultistas, que lhe atribuem a invenção do Tarot. Postula-se que seu nome possa significar "O guardião da vigia" ou ainda "proteger". 

E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. [Gênesis 5:22-24]

Este pequeno trecho sugere que Deus o transformou em Metatron, já que o Gênesis silencia sobre os motivos que levaram a Deus a tomar Enoque. Samael Aun Weor (escritor) também imagina Metatron como Profeta Enoque, o Anjo que forneceu a humanidade com as 22 letras hebraicas e original Tarot, afirmando que o anjo vive nos mundos superiores na região Aziluth (O Caminho Iniciático no Arcano para Tarot e Kabbalah). E de acordo com Johann Andreas Eisenmenger, Metatron transmite as ordens diárias de Deus para os anjos Gabriel e Sammael, sendo frequentemente identificado como irmão gêmeo de Sandalphon, que se diz ter sido o Elias. Há ainda o parecem de serem dois Metatrons, uma escrito com seis letras (מטטרון), e um escrito com sete (מיטטרון). O primeiro pode ser o Enoque transformado, aquele relatado como Escriba Divino; e o Metatron Primordial, uma emanação da "Causa das Causas", especificamente a décima e última emanação, identificado com o Presença Divina terrena. O que abre margem para a interpretação de que Metatron, seria não um indivíduo, mas um título ou ainda um ser de nível muito elevado. Mas a doutrina mais comum é a ideia de um único Enoque-Metatron, sendo o este uma Teofania. O que significa que ele não é uma divindade, mas Deus se manifesta diretamente em Metatron, e ele seria o ser mais próximo da divindade primordial. Muitas vezes Metatron é confundido com o Arcanjo Miguel, recebendo os mesmos títulos e funções. Mas é notório que Metatron é superior em hierarquia a Miguel, embora Miguel muitas vezes seja tido como o anjo na mais alta hierarquia celestial. O famoso Anjo da Morte também é frequentemente associada a Metatron.


O Cubo de Metatron, um dos componentes da Flor da Vida, é composto de treze círculos, sendo cada círculo considerado um "" e ligado a outro por uma única linha reta, formando um total de 78 linhas. Assim, o Cubo de Metatron é uma figura sólida derivada diretamente da Fruta da Vida. A primeira escrita cabalística do Cubo de Metatron seria quando Metatron disse ter criado esse cubo de sua alma. Isso também é visto na arte cristã, onde ele aparece na altura física de seu peitoral, seja na frente física ou na traseira física dele. O Cubo de Metatron é também considerado um glifo (gravação) sagrado e às vezes é desenhado em torno de um objeto ou pessoa para proteger dos poderes de demônios e satânicos. Essa ideia também aparece na Alquimia, em que o círculo era considerado o círculo da vida, podendo ser usado como um círculo de contenção, um círculo de criação e/ou de transmutação: seria cada círculo desses, um círculo alquímico.


A beleza dessa gravura é a sua mística e seus mistérios, ligando a outras misticas como a flor da vida....  assunto para outro dia.

Conta a lenda que Metatron criou um cubo que representa todas as formas existentes no Mundo. Este cubo é, na verdade, uma figura composta por 13 círculos iguais, todos interligados entre si por linhas que se cruzam. Estas linhas desenham, no interior desta figura, os principais sólidos geométricos: o triângulo, o quadrado e, claro, o círculo. 

Para o Judaísmo, as formas existentes no mundo foram todas criadas a partir desta figura geométrica, e por isso ela encerra o princípio do equilíbrio da Natureza. 

Das inúmeras interpretações deste poderoso símbolo, existe a teoria de que os 13 círculos representam os 13 principais Arcanjos de Deus, os 13 principais centros de energia do nosso corpo, e as 13 chaves do princípio da criação.

Pelo seu caráter religioso e por estar associado às essências angelicais, a figura do Cubo de Metatron é muitas vezes usada para repelir energias negativas e espíritos indesejados.

Em: https://www.mariahelena.pt/pt/pages/saiba-o-que-e-a-geometria-sagrada-a-flor-da-vida-e-o-cubo-de-metatron


Nenhum comentário: