domingo, 24 de maio de 2020

ACEITAÇÃO

O que é? 

Vamos tentar definir o que é aceitação, principalmente se aceitar. O maior desafio da aceitação é abraçar quem você é. Se aceitar é se amar independentemente dos próprios erros, limitações e comportamentos.

Falamos de algo que representa mais do que aceitar: é transformar algo negativo, como os erros, em algo positivo, como a aprendizagem. Ou seja, você olhar para tudo de uma maneira que você tire um aprendizado, uma chance de ser melhor, evoluir.

Essa mudança de mentalidade que a aceitação promove em nós tira-nos da vitimização e comodismo. Ou seja, a gente não para no erro de maneira famigerada e nem se acomoda com ele.

Quando nos abraçamos com tudo o que somos, reconhecemos nossos erros e nossas potencialidades. Passamos a entender que somos mais que só erros ou qualidades. Somos um misto dos dois e entendemos que podemos evoluir mais ainda, a aceitabilidade é perceber o que realmente se ama. Sendo esse amor não só pelas suas qualidades, mas suas habilidades, sonhos e trabalhos.

A partir disso, a pessoa conseguirá focar no que ama e potencializar isso. Além disso, lembre-se que só podemos combater aquilo que reconhecemos. Ou seja, medos, bloqueios, defeitos só podem ser trabalhados se reconhecemos que eles existem. De modo contrário, se negarmos sua existência, isso fica em nós e cresce.
Importância de se aceitar

Outro ponto da aceitação é a jornada e atitudes que tomamos durante ela. Afinal, se aceitar não é algo mágico, instantâneo, nós precisamos nos aceitar um pouco mais a cada dia. E as atitudes que tomamos nessa jornada implicam muito naquilo em que nos tornaremos.

O reconhecimento disso provoca um olhar mais aprofundado em quem somos hoje e o que nós queremos nos tornar. Ademais, também facilita a aceitação do outro e o alcance de uma vida equilibrada, saudável, próspera e feliz. Ao aceitarmos como as coisas e pessoas são, nós facilitamos o caminho para a conquista das realizações.

A aceitação nos permite olhar de frente nossas fraquezas. Diminuímos as cobranças de sermos fortes ou fracos e não nos importamos em como as pessoas nos veem. Com isso, a vida fica leve, pois devemos ser quem somos, nada mais.

Benefícios da se aceitar


1 Consciência de si mesmo

Se aceitar permite-nos que tenhamos consciência de quem realmente somos. Passamos a reconhecer nossas próprias qualidades, deficiências e limitações. Isso promoverá uma capacidade de reconhecimento e maturidade emocional.
Consciência de qualidades e pontos de melhoria

2 Respeitamos nossa história

Passamos a olhar para nosso passado de forma mais respeitosa. Afinal, entendemos que tudo que passamos, mesmo os erros, nos trouxeram até aqui. Tudo isso nos moldou e nos fez crescer.

3 Olhar mais abrangente, complexo e assertivo

A aceitação nos ajuda a olhar tudo de forma mais complexa. Com isso, deixamos de olhar para as pessoas, situações e a nós como algo muito “certo ou errado”. Tudo é muito mais profundo que isso. Passamos a considerar mais pontos, mais lados e mais possibilidades. Quando nosso olhar se amplia assim, conseguimos ser mais assertivos diante das escolhas.

Para se aceitar

Pare de se comparar!
Não dê importância para a opinião dos outros!
Deixe de ser vítima e passe a ser responsável!
Pratique o autoconhecimento!
Tenha uma atitude positiva!

Em: https://www.psicanaliseclinica.com/aceitacao-2/

Se aceitar te tornar dono de ti, vc para de ser influenciável e passa a ser um realizador, quando noz aceitamos nós tornamos livres.

Nenhum comentário: