sábado, 2 de maio de 2020

Fenômeno do Centésimo Macaco

¨Há um estado fascinante que trata de alguma coisa chamada de “síndrome do centésimo macaco”. Em seu livro Life Tide, publicado em 1979, o biologista Lyall Watson conta o que aconteceu numa tribo de macacos, em uma ilha perto do Japão. Depois que um novo alimento, batatas-doces, cobertas de areia e recentementes desenterradas foi introduzido em seu meio. Uma vez que os outros alimentos não requeriam preparo, os macacos estavam relutantes em comer batatas sujas. Foi então que um macaco resolveu o problema, lavando as batatas em um riacho e ensinando a mãe e os companheiros a fizerem o mesmo. Então, algo aconteceu. Uma vez que certo número de macacos, cerca de cem deles adquiriram esse novo conhecimento, outros que não tinham contato com eles que viviam em outras ilhas, começaram a fazer a mesma coisa. Não havia meio físico pelo qual pudesse ter sido influenciados pelos primeiros macacos. Mas, de alguma forma, o comportamento espalhou-se¨.

Consciencia

¨Agora, esse caso não é único. Há numerosos casos onde indivíduos, sem maneira de entrarem em contato com outros, agem de notável acordo. Um físico tem uma ideia e, simultaneamente, três físicos em outros lugares tem a mesma ideia. Como acontece isso? Ninguém sabe com certeza, mas muitos cientistas proeminentes e pesquisadores do cérebro, tais como o físico David Bohm e o biólogo Rupert Sheldrake, acreditam que há uma consciência coletiva para o qual todos nós podemos ser atraídos, e que quando alinhamos através da crença, através do foco, através da ótima fisiologia, encontramos um caminho para mergulhar nessa consciência coletiva¨

Em: http://rogerkayasima.com/sindrome-do-centesimo-macaco

Eu não conhecia essa teoria... mas ja admirava essa consciência... já refletia sobre civilizações que em eras diferentes faziam os mesmos trabalhos em prol da humanidade... sociedades que foram exterminadas por serem pacificas e com cultura muito a frente de outras... ou simplesmente, separadas por geografias intransponíveis no seu tempo... e agora compreendo que tudo tem uma ligação... Gratidão por mais essa luz na minha vida.

Nenhum comentário: