quarta-feira, 25 de março de 2020

Curiosidade sobre a Rainha Elizabeth II

A Rainha Elizabeth/Isabel II foi em algum momento do seu reinado reconhecida como chefe de Estado em 32 países independentes. Atualmente, a rainha é a monarca dos 16 países que constituem os reinos da Commonwealth (Comunidade das Nações em inglês: Commonwealth of Nations, ou simplesmente the Commonwealth, "a Comunidade"), originalmente criada como Comunidade Britânica de Nações). O termo Rainha do Reino Unido inclui também os territórios britânicos ultramarinos e as Dependências da Coroa. A lista inclui países que em algum período foram chefiados pela monarca, mas atualmente não mantêm quaisquer relações com a Coroa.

África do Sul
Antígua e Barbuda
Austrália
Bahamas
Barbados
Belize
Canadá
Fiji (1970-1985; 1985-presente)
Gâmbia (1965-1970)
Gana (1956-1960)
Granada
Guiana(1966-1970)
Ilhas Salomão
Jamaica
Malawi
Malta
Maurícia
Nigéria
Nova Zelândia
Paquistão
Papua-Nova Guiné
Quênia
Reino Unido
Santa Lúcia
São Cristóvão e Névis
São Vicente e Granadinas
Serra Leoa
Sri Lanka
Tanganica
Trinidad e Tobago
Tuvalu
Uganda
Em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estados_chefiados_por_Isabel_II_do_Reino_Unido
A maioria dos membros da Commonwealth são antigas colônias do Império Britânico, com apenas três exceções, Moçambique, Ruanda e Namíbia. Namíbia, ex-colônia do Império Alemão, se tornou membro em 1990, após sua independência da África do Sul, esta sim, ex-colônia britânica. Moçambique foi colónia do Império Português e se tornou membro em 1995, graças ao apoio dos seus vizinhos, que foram colônias britânicas. Em 2009 foi a vez do Ruanda, antiga colônia belga, a se tornar membro. Nem todas as ex-colônias do Reino Unido fazem parte da comunidade. O Zimbábue saiu da Commonwealth em 2003,[33] e a Gâmbia saiu completamente em 2013.

Outros países, como a Austrália e o Canadá, continuam reconhecendo o monarca britânico como chefe de Estado, representado por um governador-geral e usam a palavra Commonwealth como título do seu estado. Tais países, os reinos da Comunidade de Nações, são 16, como segue: Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Reino Unido, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu.
Em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Commonwealth

Incrível como desconhecemos as politicas internacionais e agora entendo pq uma rainha de um pais tão pequeno é tão grandiosa, mesmo a monarquia sendo mais simbólica do que administrativa, pois o governo de todos os países são administrados por parlamentos independentes, fantástico esses acordos e a grandeza desses trabalhos.

Nenhum comentário: