terça-feira, 16 de junho de 2020

A vida do lado de fora é um ciclone

        Um conflito, um tormento, uma batalha constante. Mas é assim somente na superfície, exatamente como na superfície do oceano onde há ondas, ondas turbulentas, em constante batalha. Mas isto não é tudo da vida. Lá no fundo há também um centro, sem som, silencioso, onde não há nenhum conflito, nenhuma batalha. No centro, a vida é um fluxo silencioso, relaxado, um rio correndo sem nenhuma turbulência, sem nenhuma luta, sem nenhuma violência. 
        A nossa busca se dirige  a esse centro mais profundo.. 
        Você pode ficar identificado com a superfície, com o externo. Então, a ansiedade e a angústia vêm a seguir. É isso que acontece com todo mundo: vivemos identificados com a superfície e com a batalha, que acontece do lado de fora.
         Todas as técnicas religiosas, técnicas do iôga, da meditação, do Zen, são basicamente para nos ajudar a estarmos novamente em contato com o centro: ir para dentro, esquecer-se da periferia; deixar o mundo externo  por um tempo e relaxar no seu próprio ser, tão profundamente, que o exterior desapareça completamente e somente o interior permaneça. Uma vez que você saiba como vir para dentro, como descer para dentro de você mesmo, isso fica fácil, tão fácil quanto qualquer coisa. Mas se você não conhece, se você conhece somente a mente agarrada à superfície, então, é muito difícil 
        Mas esta é a situação: as pessoas continuam agarradas à superfície, temerosas de que, se deixarem a superfície estarão perdidas. Na verdade, nós ficamos perdidos por permanecermos agarrados à superfície.
        Na meditação o centramento em si mesmo é o alvo. Uma vez que você esteja centrado, você pode sair para a periferia, mas você será totalmente diferente. A qualidade da sua consciência terá mudado completamente. Então, você pode ir para o mundo exterior, mas você permanecerá no centro.
        Então, a periferia não criará tensões dentro de você e não haverá angústias e ansiedades em torno de você. 
E a qualquer momento em que as coisas do lado de fora se tornarem demasiadas, muito pesadas para você, você pode retornar para a fonte original – você pode dar um mergulho. Então, você será refrescado, rejuvenescido e poderá andar pela periferia novamente. 
Relaxar dentro de si mesmo não é difícil. 
        A técnica é esta: Relaxe e traga a consciência para o coração. Sinta essa região cheia de profunda paz.
        E por dez minutos permaneça neste espaço.

Osho, The Book of The Secrets, V2, # 71

Relaxar dentro de si mesmo não é difícil, o difícil é vc acalmar o ciclone que bagunça sua mente.... 
        Mas como digo sempre treino, vai devagar, somos adaptáveis e podemos vencer nossos ciclones. Treino e perseverança.

Nenhum comentário: