quarta-feira, 24 de junho de 2020

ILUSÕES - MAYA

O mundo material é Maya – a Grande Ilusão. O seu persistente domínio da consciência humana deve ser superado pelo verdadeiro conhecimento da Realidade – Jnana.

Um dos postulados básicos da filosofia Hindu é que aquilo que conhecemos como mundo material, é uma ilusão dos sentidos.

O que percebemos como mundo real, concreto e sólido, resulta de uma percepção de nossa consciência, mediada pelos sentidos físicos, mas essa visão não corresponde à essência da Realidade tal como é. Dessa forma, o mundo material é Maya – a Grande Ilusão.

Maya deriva da contração de ma, que significa “medir, marcar, formar, construir”, denotando o poder do deus ou demônio de criar ilusão, eya, que significa “aquilo”.

Maya é tudo que pode ser medido. O mundo todo pode ser medido, é por isso que ele é Maya.

No Bhagavad Gîta, por exemplo, encontramos sobre isso com uma clareza e profundidade inigualáveis.

Aquilo que é irreal, ilusório, não tem em si o Ser Real; não existe na realidade, e sim só na ilusão (Bhagavad Gita II-16)

É importante refletirmos sobre a Ilusão para entendermos que tudo é transitório, tem um início e um fim: nisso consiste a força de Maya. Necessitamos passar para mais além das manifestações dolorosas de Maya.

Todas as coisas visíveis são Maya. Maya desaparece através da sabedoria (Gnosis). Deveríamos trabalhar para nos livrarmos de Maya. Quando o Espírito, o Íntimo, se liberta de Maya, retorna ao Ain Soph da Cabala. Com a pratica da Gnosis podemos rasgar o véu de Maya e retornar ao Ain Soph.

O Senhor Buda ensinou que os mestres conquistaram Maya e a mente somente pela meditação profunda. Entre no silêncio. Medite. Medite. Solidão e intensa meditação são dois requisitos importantes para a auto-realização.


Ótimo p refletir.... a minha compreensão é que essa busca humana por bens não leva a nada se não puder viver esses bens, o acumulo exagerado não serve p nada é a mera ilusão de possuir, um possuir vazio que na realidade não tem utilidade nenhuma apenas por satisfação do ego. 

Vamos viver a realidade e parar de cair nas armadilhas dos nossos olhos que são iludidos com uma falsa utilidade, vamos tirar esse véu e viver, ser...

Gratidão por deixar mais esse véu da ignorância cair.

Nenhum comentário: