terça-feira, 30 de junho de 2020

TAO

O ideograma Tao significa “via” ou “caminho”, com um significado profundo e abstrato para a religião e filosofia chinesa.

TAO é o que há de mais profundo e misterioso na realidade e tem relação como fluxo e essência da Vida.

É tudo que existe.

O TAO é o Caminho, o caminhante e a caminhada.

Segundo o livro Tao Te King (traduzido como O Livro do Caminho e da Virtude, é uma das mais conhecidas e importantes obras da literatura da China. Foi escrito entre 350 e 250 a.C. A sua autoria é tradicionalmente atribuída a Lao Tzi (literalmente, "Velho Mestre"), porém a maioria dos estudiosos atuais acredita que Lao Tzi nunca existiu e que a obra é, na verdade, uma reunião de provérbios pertencentes a uma tradição oral coletiva, versando sobre o tao (a "realidade última" do universo).A obra inspirou o surgimento de diversas religiões e filosofias, em especial o taoismo e o budismo chan (e sua versão japonesa, o zen) Em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tao_Te_Ching): o TAO “age sem agir”. O TAO é natural!

Filosofia Taoista

Segundo a Sabedoria Taoista, agir e fluir, de acordo com a natureza, com sutileza, é melhor do que usar a força. A fonte mais profunda, em nós, é a que verdadeiramente nos guia para nossa interação pessoal com o Universo.

O desejo bloqueia nossa compreensão do Caminho.

Moderar o desejo gera clareza, lucidez e contentamento. Para o Taoismo o desejo gera insatisfação humana, pois, quando um desejo é satisfeito, outro, mais ambicioso, surge em seu lugar.

De acordo com a filosofia Taoista, a vida deve ser apreciada como ela é, em lugar de forçá-la a ser o que não é, por isso, não se deve desejar nada, “nem mesmo não desejar”.

A visão Taoista expressa que fazemos parte de uma Unidade, que se manifesta na diversidade e está em constante movimento e transformação, dessa forma tudo é é expressão da vida, em seu fluxo natural. O Dualismo, segundo o Taoismo, é a manifestação dos princípios básicos e das duas forças que regem o mundo: Yin e Yang



Quanta sincronia... independente da cultura, da nação onde vivemos, de como o conhecimento vem a nós é similar e complementar, nos relembrando sempre que somos uma unidade e quando tivermos esse entendimento dentro de nós teremos uma vida plena e feliz.

Nenhum comentário: