quinta-feira, 11 de junho de 2020

Peste negra... Peste atual... Abre o olho

Outrora considerados divindades no Egito Antigo, os gatos passaram por maus bocados na Europa medieval. Tudo por conta de superstições patrocinadas pela Igreja, que passou a queimá-los na fogueira, jogá-los de precipícios. 

                                                                    Felícia Chegando

7 - Puritanismo

Os hábitos noturnos e os gemidos das gatas no cio ajudaram a transformar os bichanos em criaturas indesejáveis em tempos de domínio puritano e conservador

6 - Associação com bruxas

Os olhos enigmáticos e os movimentos calculados, além do fato de serem muito independetes, logo fez os gatos serem associados às mulheres acusadas de bruxaria.

5 - Pretos, então...

Os mais perseguidos já eram os de pelo preto. Foi na Idade Média que surgiu a crença de que eles eram um sinal de mau agouro.

4 - Atirados para a morte

Na Bélgica, um vilarejo chegou a criar a tradição de jogar os gatos das alturas no início da Primavera. Hoje, ao menos, eles atiram gatos de pelúcia.

3 - Moleza para os ratos

Com gatos sendo massacrados devido a crenças religiosas infundadas, houve uma enorme explosão no aumento da população de ratos em toda a Europa. Estes roedores eram os hospedeiros ideais para as pulgas que abrigam as bactérias Yersinia pestis, causadoras da peste. Esse foi um dos fatores que contribuíram para uma das mais devastadoras pandemias na história humana, a peste negra que matou cerca de 200 milhões de pessoas na idade média. Os Inquisidores da época acabaram cavando a própria cova enquanto pregavam a morte àqueles pequenos felinos.

2 - Pode isso, Papa?

Os Papas Gregório IX e Inocêncio VIII chegaram a decretar que os gatos eram criaturas diabólicas.

Papa Gregório IX também emitiu a bula papal Vox in Rama que discutia o uso de gatos pretos por uma suposta seita herege da Alemanha. Após o decreto, deu-se início a um massacre de gatos, que a partir dali passaram a ser vistos como demoníacos, ou a própria personificação do diabo. O povo não demorou muito para começar a matar e torturar os felinos, principalmente os pretos.

1 - Gato é bom, sim

Com a chegada da Era Moderna, no Século XV, os bichanos voltaram a ser adotados como animais de estimação e como competentes caçadores de ratos.

Em: https://www.vix.com/pt/bbr/ciencia/2555/7-fatos-sobre-a-perseguicao-aos-gatos-na-idade-media


Pagando pelas loucuras ... o ser humano buscando justificativa para seus comportamentos... ainda bem q essa era passou, mas parece q ainda temos muito que progredir.... gostei dessas fontes e venho aqui registrar e compartilhar mas minhas pesquisas foram muito alem disso que começou com uma msg recebida e é sempre muito importante averiguar tudo que recebemos.

Nenhum comentário: