quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Dia Mundial da FILOSOFIA

Filosofar é pensar, observar, temos que voltar a essa boa pratica de questionar e entender melhor tudo o que tem a nossa volta... vamos FILOSOFAR 

Em 2002, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Tecnologia) instituiu o Dia Mundial da Filosofia, comemorado sempre na terceira quinta-feira do mês de novembro.

A data é um convite para pensarmos como uma educação (filosófica) poderia iluminar as sombrias experiências educacionais de nosso tempo, assim como refletir sobre maneiras de tentar superar o obscurantismo intelectual, a alienação, a massificação da cultura, a ignorância, a insensibilidade, as intolerâncias e as amarras de uma sociedade do espetáculo que sobrepõe o ter em relação ao ser.

O sábio grego Aristóteles nos ensina que “A Filosofia começa com o assombro”, ou seja, com o espanto, a admiração. Filosofar é, pois, nesta perspectiva, perceber o mundo com os olhos de uma criança que acaba de ver um coelho saindo da cartola. Trata-se de notar o extraordinário e encantador de tudo que nos cerca; invisível à tagarelice consuetudinária.

Platão, discípulo de Aristóteles, por sua vez, propõe que a aventura da existência humana consiste em “sair da caverna”, superar, por meio da reflexão racional, a mera opinião (doxa), um conjunto de visões superficiais e medíocres a que estamos acorrentados no cotidiano.

    "A verdadeira filosofia consiste em reaprender a ver o mundo." Merleau-Ponty

Para René Descartes, pensador francês considerado um dos pais da modernidade, filosofar e duvidar são atividades correlatas. Para o filósofo racionalista, a dúvida é método, isto é, caminho para a verdade.

Na esteira da proposta cartesiana, inúmeros outros pensadores contemporâneos também nos convidam a desconfiar da superficialidade das percepções que temos do mundo, dos seres, das coisas que nos circundam. Marx, Nietzsche e Freud, pensadores conhecidos como “mestres da suspeita”, seguidos por outros nomes como Sartre e Foucault, demonstram que o mundo em que vivemos, no mínimo, não vai bem e que notadamente não pode prescindir do fogo abrasador da reflexão filosófica.

Faz-se mister suspeitar, desconfiar, questionar, investigar, buscar causas, refletir com profundidade, caminhar com “uma pulga atrás da orelha” em face de verdades aparentemente irrefutáveis e certezas absolutas; aprender com as incertezas… Atitudes filosóficas são extremamente salutares à prática educativa e à aventura da existência humana.

Com o paradigmático Sócrates, aprendemos que uma verdadeira Educação não pode deixar de ser filosófica ao mesmo tempo que uma verdadeira Filosofia não pode deixar de ser educativa.

Nesse sentido, compreendemos que uma Educação efetivamente filosófica seguramente forneceria enorme contributo para a transformação desse dantesco cenário em que vivemos. “Da caverna à luz do Sol”, o caminho é árduo, mas belo e gratificante.

Mauro Sérgio Santos é autor do livro Camaleão: metapoesia, professor de Filosofia, mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e membro da Academia de Letras e Artes de Araguari – MG.  Em: https://www.construirnoticias.com.br/dia-mundial-da-filosofi

O filósofo mais famoso dinamarquês Søren Kierkegaard (1813-1855). Ele é reconhecido como o pai do existencialismo e acreditava que a tarefa mais elevada da existência humana é tornar-se você mesmo. E elaborou um esquema triádico que é o fundamento de sua obra e uma de suas maiores contribuições para a história da filosofia: a teoria dos três estádios ou modos de existência - o estádio estético, o ético e o religioso.

Em: mundoeducacao.uol.com.br › Filosofia

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