segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Para Meditar

1. A regularidade no tempo, lugar e pratica são muito importante. A regularidade condiciona a mente para enaltecer suas atividades com um mínimo de atraso.

2. As horas mais efetivas são o amanhecer e o entardecer, quando a atmosfera se carrega com uma força espiritual especial. Se não é possível sentar-se a meditar a estas horas, escolha uma hora em que não estejas envolvido com atividades diárias, uma hora em que a mente esteja apta para se acalmar.



3. Arrume um lugar, ou um quarto separado para a meditação. À medida que se repete a meditação, poderosas vibrações se firmarão em essa área, uma atmosfera de paz e pureza poderá ser sentida.

4. Ao sentar, se direcione para o norte ou leste para poder obter vantagem das vibrações magnéticas favoráveis. Sente em uma postura firme, confortável, as pernas cruzadas, a coluna e o pescoço erguidos sem tensões.

5. Antes de começar, ordene a mente a manter-se quieta por um período de tempo determinado. Esquece o passado, presente e futuro. Permita que a mente divague no começo. Saltará de um lado o outro, mas em algum momento se tornará mais concentrada, junto com a concentração do prana. Não force a mente a manter-se parada, porque isto se transformará em ondas cerebrais adicionais, impedindo a meditação.

6. Regula a respiração conscientemente. Começa com cinco minutos de respiração abdominal profunda para levar oxigênio para o cérebro. Logo diminuir o ritmo até que se torne imperceptível. Mantenha a respiração rítmica, inspirar em três segundos e expirar em três segundos. A regularidade na respiração regula também o fluir do prana, a energia vital.

7. Escolha um ponto de concentração no qual a mente possa descansar. Para as pessoas que são de natureza intelectual, será o Ajna Chakra, o ponto entre as sobrancelhas. Para as pessoas mais emocionais, se usa o Anahata Chakra no Coração. Nunca mude este ponto de concentração. Utilize Om. A pesar de a repetição mental ser mais poderosa, pode repetir o Mantra em forma audível se começar a sentir sonolência. Nunca modifique o Mantra.

8. A repetição levará o pensamento a um estado puro, no qual a vibração do som se une com a repetição mental, sem consciência do significado. A repetição audível progride e leva a repetição mental, e desta a repetição telepática, e logo ao pensamento puro.

9. Com prática, a dualidade desaparece e se alcança Samadhi ou estado de supraconsciência. Não seja impaciente, isto leva tempo. Em Samadhi se descansa em um estado de bem aventurança, no qual o conhecedor, o conhecimento e o conhecido se tornam um. Este é o estado de supraconsciência alcançado pelos místicos de todas as crenças e credos.

Se você medita por meia hora ou uma hora em forma diária, será capaz de enfrentar a vida com paz e fortaleza espiritual. A Meditação é o tônico nervoso e mental mais poderoso. A energia divina flui livremente no adepto durante a meditação, exerce uma influencia benigna na mente, os nervos, os órgãos sensoriais e o corpo. Abre a porta a um conhecimento intuitivo e reinos de bem aventurança eterna. A mente se torna calma e firme.

http://yogafranca.com.br/o-que-e-yoga/5-principios-do-yoga-yoga-em-franca/

Com tempo e paciência, cada um tem seu ritmo para meditar e no começo 5 minutos já são validos, seja paciente e persistente.

Nenhum comentário: