domingo, 22 de novembro de 2020

Abacaxi e a saúde

Ajuda no emagrecimento: por conter bastante água, o abacaxi é um excelente diurético e, consequentemente, um bom aliado para o corpo, ajudando a diminuir a retenção de líquido. O consumo do abacaxi diminui a vontade de comer doces, por isso é muito indicado para quem deseja perder peso. "Se você procura emagrecer, recomenda-se consumir 2 fatias de abacaxi com canela em pó pela manhã", recomenda o nutrólogo Fernando Cerqueira.

Previne gripes, tosses e resfriados: Além das vitaminas A e C que aumentam a imunidade, a presença da bromelina é responsável por facilitar a expectoração. "A enzima tem ação mucolítica, que dissolve o muco ou catarro dos pulmões, favorecendo uma limpeza geral e facilitando a expectoração", afirma a nutricionista Rucielli Frohlich. De acordo com a nutricionista, ele também é indicado para pacientes que têm sinusite ou tosses crônicas.

Auxilia na recuperação do corpo após a prática de exercícios: o potássio possui papel fundamental no equilíbrio de eletrólitos do organismo, na contração muscular e cardíaca, melhorando o desempenho e evitando a fadiga de esportistas. De acordo com o nutricionista Breno Lozi, em apenas 100 gramas da fruta (equivalente a uma fatia), 5% das quantidades diárias recomendadas são supridas. Já a bromelina, possui efeitos anti-inflamatórios que reduzem inchaços e dores musculares recorrentes após os treinos, otimizando o tempo de recuperação muscular.

Aliado das unhas, pele e cabelos: A bromelina suaviza a pele e tem sido usada para combater inflamações como a acne. O abacaxi é um poderoso antioxidante que combate os danos dos radicais livres melhorando assim cabelos, pele e unhas. "É um excelente remédio caseiro para pele com lesões e para reduzir manchas de idade já que contém enzimas que compõem a elasticidade da pele", afirma o nutricionista Breno Lozi. Ele recomenda comer uma fatia (100 g) de três a quatro vezes por semana (sucos, porção da fruta, assado, gelatinas, bolos, compotas e iogurtes).

Ajuda a preservar a memória: "As substâncias presentes na fruta atuam diretamente nos nossos neurotransmissores, promovendo a melhora da renovação celular, preservando a memória e prevenindo doenças neuro-degenerativas como o ?Alzheimer", explica o nutrólogo Fernando Cerqueira.

Pode ser consumido durante a gravidez: De acordo com Cerqueira, abacaxi também pode ser consumido por mulheres grávidas e oferece inúmeras vantagens para ela. Entretanto, é preciso consumi-lo com atenção para não agravar os quadros de acidez estomacal. A função adstringente da fruta é responsável por amenizar os inchaços, as dores, enjoos e a prisão de ventre.

Auxilia no controle do colesterol e triglicérides: A fruta é um ótimo remédio natural para diminuir os níveis de colesterol, pois ajuda a normalizar esta dislipidemia no sangue por ser rico em fibras solúveis que melhoram o trânsito intestinal e diminuem a captação do colesterol proveniente da alimentação. "Além disso, por possuir fibras solúveis que ajudam a diminuir a concentração de gordura na corrente sanguínea, contribui para baixar os valores de triglicerídeos no sangue", explica o nutricionista Thiago Salla.

Melhora o sistema imunológico: Segundo Lozi, uma fatia 100 gramas de abacaxi fornece 80% das necessidades diárias de vitamina C. Essa vitamina é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico, prevenindo contra gripes, resfriados, doenças cardíacas e auxiliando no funcionamento das células brancas do sangue, que são as principais células de defesa do nosso organismo. Além disso, a vitamina C é um potente antioxidante, que combate os radicais livres internos e externos ao organismo, doenças como aterosclerose e câncer.

Controla a coagulação sanguínea: O nutricionista Breno Lozi afirma que alguns estudos científicos demonstram que a bromelina possui efeitos na coagulação do sangue, auxiliando na sua redução. A bromelina possui alto peso molecular capaz de ser absorvida pelo trato gastrointestinal produzindo ações anti-inflamatórias e antiexsudativa, podendo apresentar efeitos anticoagulantes e inibição da agregação plaquetária. Alivia os sintomas de angina e, por isso, inibe a coagulação do sangue e construção e remove placas nas artérias, o que é útil para a trombose, tromboflebite, varizes e aterosclerose.

Previne o envelhecimento celular: Lozi explica que com boa quantidade de vitamina A, o abacaxi consegue auxiliar a combater os efeitos do envelhecimento devido sua ação antioxidante que combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele e das células.

Já as vitaminas do complexo B são capazes de auxiliar nos movimentos funcionais para aqueles que possuem dificuldade em se locomover. ?Além disso, a vitamina C fortalece o sistema imunológico, auxilia na cicatrização dos tecidos e também na absorção de ferro e possuem ácido ferúlico, potente antioxidante que atua na prevenção do envelhecimento celular precoce?, complementa Breno.

Protege a visão: Devido aos altos índices de betacaroteno e vitamina A, o abacaxi é um ótimo amigo da saúde ocular. Além disso, alguns estudos apontam que seu consumo impede a degeneração macular e reduz o risco de perda da visão na velhice.

Tem substâncias capazes de prevenir a asma: a presença do betacaroteno, um dos compostos oxidantes presentes na fruta, é essencial para a prevenção da asma. O consumo regular do abacaxi pode ajudar a retardar o desenvolvimento da doença.

Melhora as condições do trato digestivo: a bromelina age no estômago desdobrando as proteínas alimentares, facilitando o melhor aproveitamento dos nutrientes, favorecendo e acelerando a digestão pesada. Devido ao alto teor de fibras, ajuda a prevenir a constipação e promove a regularidade intestinal.

Ótimo aliado da saúde bucal: o abacaxi não é um clareador natural dos dentes como dizem por aí. Mas por outro lado, seu consumo previne as placas bacterianas, reduz o risco de doenças periodontais e também de gengivite? Isso porque, a vitamina C presente na fruta é essencial para a boa saúde dos dentes, gengivas e ossos?

A casca também pode, e deve, ser consumida. Além da polpa da fruta, a casca do abacaxi também pode ser consumida e possui muitos benefícios. O nutrólogo, Fernando Cerqueira, sugere que ela seja ingerida em forma de chá e afirma que possui grandes fontes de vitaminas importantes. Uma das principais é a vitamina C, já conhecida por prevenir a gripe, mas também por ajudar a manter os níveis de colesterol sob controle.

Em: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/33119-abacaxi

A natureza é completa, e conhecer seus benefícios nos leva a uma comunhão entre a saúde e a natureza.

Nenhum comentário: