terça-feira, 3 de novembro de 2020

O milagre da MANGA

1. Combate a diabetes devido à grande quantidade de fibras que apresenta.
Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP) concluiu que a manga é rica em pectina, uma fibra solúvel capaz de reduzir os níveis de glicose no sangue.
Cientistas constataram que pacientes com diabetes que consumiram manga tiveram cerca de 107 mg/dl de glicose no sangue. Enquanto aqueles que não se alimentaram do fruto tiveram índices de 330 mg/dl.

2. Alivia a prisão de ventre cerca de 300 gramas por dia da fruta (uma unidade) são suficientes para combater a doença, pois a manga tem efeito laxativo.
Os dados de um estudo desenvolvido pela Universidade Texas A&M, nos Estados Unidos. E ainda apresenta potencial para quem tem Doença de Crohn por sua ação anti-inflamatória no intestino.

3. Previne o câncer, a  mesma pesquisa ainda revelou que a manga estimula a produção de ácidos graxos de cadeia curta no organismo. Ou seja, libera moléculas que diminuem o risco de infecções e tumores na região do intestino.
Assim, a fruta pode reduzir as possibilidades do desenvolvimento de câncer de intestino.
Além disso, diversos tipos de manga apresentam uma boa quantidade de polifenóis e pectina, substâncias que auxiliam a prevenir e combater o câncer de cólon, de mama e de próstata.

4. Protege o coração , comer duas porções de manga diariamente pode prevenir doenças do coração, como hipertensão e infarto - especialmente em mulheres.
Um estudo da Universidade da Califórnia (Estados Unidos), revela que, devido à alta presença de polifenóis (substâncias com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias), é uma ótima opção para proteger o coração.
Após 14 dias consumindo manga, 24 voluntárias apresentaram níveis mais equilibrados de frequência cardíaca, pressão arterial e respiração.

5. Reduz o colesterol ruim Devido à presença de vitamina C, acredita-se que o consumo diário de manga é capaz de reduzir significativamente os níveis de colesterol ruim, que em altas quantidades, assim, elevam os riscos de infarto.

6. Fortalece a imunidade De acordo com a nutróloga Paula Vasconcelos, justamente por conter bastante vitamina C e vitamina A, a manga é indicada para fortalecimento do sistema imunológico.

7. Retarda o envelhecimento seus efeitos antioxidantes, tem sido muito utilizada em produtos para a pele. Não à toa: as propriedades da fruta combatem o envelhecimento e, assim, deixam a pele ainda mais bonita.

8. Protege a pele tem ação fotoprotetora, protegendo a pele dos efeitos nocivos do sol.
Apesar dos raios solares serem benéficos para os ossos e formação da vitamina D, a exposição constante pode causar queimadura, vermelhidão, envelhecimento precoce e doenças, como câncer de pele.

9. Hidrata os cabelos e deixá-los mais definidos. Afinal, o óleo de manga, extraído do caroço da fruta, apresenta vitaminas e componentes como cálcio, fósforo e ferro - capazes de nutrir os cabelos e deixá-los saudáveis.
É indicado para quem tem cabelo cacheado ou crespo; ou para pessoas que ficam muito tempo sob o sol, água do mar ou piscina.

Manga engorda?
Devido às fibras e por ter um efeito laxante, a manga pode oferecer uma ajuda extra a quem quer emagrecer.
Contudo, é importante consumi-la in natura, não adicionar açúcares e outros condimentos mais calóricos, e respeitar a quantidade orientada por nutricionista. Paula alerta que, em excesso, a manga pode ter efeito contrário e engordar.
A médica recomenda o consumo de 200 g de manga por dia. Isso equivale à metade de uma manga média.

Tipos de manga
Mais de 1.600 tipos de manga já são reconhecidos pelo mundo - sendo a Índia o país que concentra maior variedade, com aproximadamente mil espécies.
Já no Brasil, os tipos de manga mais conhecidos são:

-Manga Rosa;Manga Palmer;Manga Espada;Manga Tommy

Manga Rosa
Tipos de manga: manga rosa - Foto: Shutterstock

A manga rosa, como o nome sugere, possui casca de coloração rosada. Sua polpa contém bastante fibra e tem cor amarela bem forte.
Seu sabor é bastante adocicado e é um dos tipos de manga mais apreciados. É conhecida também por apresentar bastantes fiapos, devido à sua alta quantidade de fibras.
Por ter poucas calorias e carboidratos, a manga rosa é requisitada por quem busca uma vida mais saudável e quer eliminar peso.

Manga Palmer
Tipos de manga: manga Palmer - Foto: Shutterstock

A manga Palmer é a mais popular em território nacional, sendo apreciada por ter pouca fibra e sabor bastante doce. Seu caroço é pequeno em relação ao tamanho da fruta, o que faz com que sua polpa corresponda à 70% de cada unidade.
É querida também por não ter fiapos, facilitando a ingestão da fruta. Assim, costuma ser a mais usada na alimentação de crianças.
Este tipo de manga é ótimo para a pele, devido à sua quantidade de oxidantes. Além dos benefícios contidos em todas variações da fruta, é usada no combate de doenças pulmonares, como bronquite e tosse, por ter ação antibacteriana.

Manga Espada
Tipos de manga: manga espada - Foto: Shutterstock

A manga espada é alongada, achatada e possui casca esverdeada, sendo um dos tipos de manga mais antigos do Brasil.
É comercializada com grande abundância no país e apresenta, geralmente, preço mais baixo comparado a outras espécies de manga.
Esta variação de manga reduz o colesterol ruim por sua boa quantidade de vitamina C; e melhora a saúde dos olhos, por sua alta concentração de vitamina A.

Manga Tommy
Tipos de manga: manga Tommy - Foto: Shutterstock

A manga Tommy é a mais cultivada em território nacional e, segundo a nutróloga Paula Vasconcelos, é ideal para quem tem constipação intestinal - pois contém muitas fibras.
Também conhecida pelo nome de "Manga Tommy Atkins", sua polpa é firme e bastante suculenta. Tem formato oval e casca de coloração amarela à laranja (por vezes com manchas vermelhas ou roxas).

Manga Haden
Tipos de manga: manga Haden - Foto: Shutterstock

A manga Haden é mais arredondada do que os demais tipos de manga, tem poucas fibras e sua polpa é amarela e bem consistente.
Tem origem na Flórida, Estados Unidos, e seu nome é uma homenagem ao capitão John Haden, que tinha um pé de manga Haden na região.
Alguns estudiosos acreditam que essa variedade de manga serviu, há séculos atrás, como base para o surgimento dos outros tipos de manga existentes hoje.
É uma fonte natural para prevenir câncer (especialmente câncer de cólon, câncer de mama e câncer de próstata), pois possui polifenóis e pectina.

Manga Carlotinha
Tipos de manga: manga Carlotinha - Foto: Shutterstock

A manga Carlotinha, também chamada de "manga Carlota" é a menos cultivada no Brasil e tem origem na Ásia. É bastante doce e suculenta, sem fiapos. Comparada aos demais tipos de manga, é pequena e arredondada.
Estudiosos acreditam que o nome deste tipo de manga é justificado pela existência de um pé de manga na residência de Carlota Joaquina, esposa de Dom João VI e rainha de Portugal.
Ainda, esta manga é pouco calórica, com apenas 39 calorias; e contém poucas gorduras saturadas e totais.

Em: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/35260-manga

Nenhum comentário: